Notícias

Divulgação Cultural

Armanda Passos em retrospetiva inédita na Fundação Champalimaud

Armanda Passos em retrospetiva inédita na Fundação Champalimaud

Armanda Passos em retrospetiva inédita na Fundação Champalimaud

Oportunidade rara para ver a obra de uma das mais notáveis pintoras portuguesas, de 16 novembro a 31 dezembro, no Centro de Exposições da Fundação Champalimaud, em Lisboa.

A pintora portuguesa Armanda Passos (1944-2021) será homenageada no Centro de Exposições da Fundação Champalimaud na primeira retrospetiva da sua obra.

A exposição abre ao público dia 16 de novembro às 12h00 e decorre até 31 de dezembro de 2022, e tem como curadora Fabíola Passos, filha da Artista. Foi também editado um livro retrospetivo que acompanha a exposição e contém o texto “Uma imaginação poderosa” assinado pela Catedrática Raquel Henriques da Silva.

Estarão expostos 80 óleos de grande importância pertença de coleções públicas e privadas, que só agora, após o seu desaparecimento, terão visibilidade pública e nos darão a conhecer o processo criativo, intenso e inventivo, daquela que foi uma autêntica artista, solitária, alheia a modas, uma poderosa criadora.

Autora de uma vasta obra, vão agora ser reveladas telas, a maioria guardadas em acervo no seu espólio e que se apresentam em dípticos e trípticos, que nascem uns dos outros em polípticos, formando painéis com metros e metros de corpos em anatomias de mãos e pés portentosos. Cada quadro torna-se tão identificável que dispensaria assinatura.

Fonte: fchampalimaud.org

Outros artigos em Divulgação Cultural:

Seminário | Ciência e Cultura – Quebrar Fronteiras | 11 jan. ’23 | 14h30

Seminário | Ciência e Cultura – Quebrar Fronteiras | 11 jan. ’23 | 14h30

Ciência e Cultura – Quebrar Fronteiras é um seminário interdisciplinar, coordenado por Adelino Cardoso, no âmbito da actividade do CHAM-Centro de Humanidades – NOVA FCSH, cujo objectivo principal consiste em aprofundar a complexa teia de relações que se estabelecem na produção das múltiplas formas de saber e na dinâmica da sua organização coerente.

Apoios/Parcerias:

Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da SIDA (APECS)By The BookCarmo's Residence - Art ApartmentsConsulped - Consultórios de Pediatria e da Famíliaideiavirtual - aplicações interativasLACPEDI - Liga de Apoio Comunitário em prol do Estudo das Doenças InfecciosasLiga dos Amigos do Hospital de São Bernardo, LAHSB-CHS
LASAOrdem dos MédicosSociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos (SOPEAM)Sociedade Portuguesa de Medicina Interna: SPMISociedade Portuguesa de Medicina do Viajante (SPMV)sYnapsis