Notícias
Divulgação CulturalColóquio | Fernando Pessoa e a Filosofia em Portugal | 29 e 30 nov. ’22 | 14h00- 19h00 | Auditório

Fernando Pessoa e a Filosofia em Portugal
COLÓQUIO | 29-30 nov. ’22 | 14h00-19h00 | Auditório | Entrada livre
A obra pessoana tem sido alvo de inúmeras reflexões filosóficas de pensadores portugueses, como é o caso de José Marinho, Agostinho da Silva, Eduardo Lourenço, José Gil, entre muitos outros, que têm chamado a atenção para a relevância filosófica da criação poética de Pessoa.
O espólio de Fernando Pessoa apresenta-nos inúmeros escritos filosóficos – assinados por múltiplas personalidades literárias – que o autor deixou inéditos à data da sua morte, para além de textos de cariz filosófico publicados em vida do autor, como é o caso do texto O que é a metafísica? do heterónimo Álvaro de Campos.
A obra de Pessoa apresenta, por outro lado, indícios de diálogo com inúmeros autores da tradição filosófica portuguesa, como Francisco Sanches, Antero de Quental, Sampaio Bruno, Leonardo Coimbra, Teixeira de Pascoaes e Raul Leal, citados e debatidos ao longo dos escritos de Fernando Pessoa.
Todos estes elementos são prova bastante da existência de uma obra filosófica pessoana e, portanto, para a integração dos escritos de Pessoa no âmbito da filosofia em Portugal.
Tendo todos estes aspetos em consideração, o presente colóquio constitui-se como um palco de diálogo que permita visa mostrar as múltiplas e multifacetadas relações entre Pessoa e o pensamento filosófico português.
Mais informações: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:

CICLO DE CONFERÊNCIAS | Orientalistas de língua portuguesa | O Orientalismo em questão | 15 abr. ’25 | 18h00 | Auditório
O ciclo de conferências Orientalistas de Língua Portuguesa a ter lugar na BNP entre março de 2025 e fevereiro de 2026 pretende abordar diferentes geografias e espaços, bem como temáticas sobre representações do Oriente na história e cultura portuguesas

III Jornadas de Arqueologia: candidaturas para comunicações e posters até 30 abril
Está a decorrer, até 30 de abril, o período para envio de propostas de comunicações e posters a apresentar nas III Jornadas Internacionais de Arqueologia. A iniciativa vai decorrer de 5 a 8 de junho, no Cine-Teatro S. João, em Palmela, com o tema “Coisas de Deleite e Fruição – Arqueologia dos Prazeres”
![CURSO | DE ADEN A HONG KONG: AS CIDADES QUE FIZERAM A ÁSIA [1500-1850]](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2025/04/orifeat.jpg)
CURSO | DE ADEN A HONG KONG: AS CIDADES QUE FIZERAM A ÁSIA [1500-1850]
Do Mar Vermelho ao Mar do Sul da China, o curso oferece uma visão da história da Ásia a partir de cidades portuárias cruciais nas relações com o Ocidente. Tecido social e urbano, função comercial, paisagem cultural, política e religião são alguns dos temas em análise.

CONVERSA/DEBATE | Conrad, a Literatura e a História | 2 abr. ’25 | 17h00 | Auditório | Entrada livre
Clara Rowland (NOVA FCSH), Joana Matos Frias (FLUL), Nuno Domingos (ICS-UL) e Rui Lopes (IHC – NOVA FCSH) discutem a obra de Joseph Conrad sob a perspetiva da literatura e da história. Este evento é promovido no âmbito de uma colaboração entre a BNP, a Cinemateca Portuguesa e o jornal Público.