Notícias
Divulgação CulturalLançamento | A crítica de Jorge de Sena | 12 out. ’22 | 18h00

A crítica de Jorge de Sena
LANÇAMENTO | 12 out. ’22 | 18h00 | Auditório | Entrada livre
Este volume, organizado por Joana Matos Frias e Joana Meirim, resulta do colóquio homónimo realizado no ano do centenário do nascimento de Jorge de Sena (2019) e reúne um conjunto de textos que incidem sobre a sua produção ensaística, atividade tão profícua quanto a de poeta ou ficcionista.
Assim, destacando uma faceta menos escrutinada até agora, 30 especialistas em diversas áreas escreveram sobre a crítica prolixa e atenta do escritor: de Pessoa a Camões, da literatura portuguesa a Shakespeare, da tradução à literatura brasileira, sem esquecer a teoria da literatura, e ainda o teatro e o cinema.
Este livro é, pois, um convite a reler a crítica de Jorge de Sena e a refletir sobre os assuntos e os autores a que dedicou inúmeros estudos. Recordando as palavras de Sena em entrevista a O Tempo e o Modo, neste volume, os vários autores foram livres de questionar o seu juízo crítico, sem, no entanto, rejeitar a sua investigação.
A obra será apresentada por Teresa Bartolomei e Pedro Mexia e na sessão estarão presentes, para além das organizadoras, alguns dos autores dos textos que compõem este livro.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:

SESSÃO EVOCATIVA | II Centenário da morte do último Conde de Cantanhede e Marquês de Marialva | 25 set. ’23 | 17h30 | Auditório
No próximo dia 22 de novembro, tem lugar o segundo centenário da morte de D. Pedro José Vito de Menezes, 6.º e último marquês de Marialva, e 8.º e último conde de Cantanhede, falecido em Paris, onde era então embaixador.

EVENTO | Festa dos Pequenos Leitores | 23 set. ’23 | 10h00-18h00
Uma vez mais, após o sucesso do ano passado, a Biblioteca Nacional de Portugal abre as portas aos pequenos leitores e suas famílias, para um evento que decorre em vários espaços da Biblioteca e nos seus jardins.

Mês da Música começa a 16 de setembro com sugestões para todos os gostos!
1 de outubro é Dia Mundial da Música e, em Palmela, as comemorações começam logo a 16 de setembro e prolongam-se até 28 de outubro, com espetáculos de qualidade por todo o concelho e para vários públicos.

Fundação Calouste Gulbenkian | John Williams em concerto
As primeiras notas da nova temporada Gulbenkian Música soarão no magnífico cenário do Vale do Silêncio e serão tocadas pela Orquestra Gulbenkian. Neste momento de abertura e de partilha, em associação com o festival “Festas na Rua”