Notícias
Divulgação CulturalApresentação | Sketch Tour Portugal | 19 jul.’22 | 18h00 | Anfiteatro
Sketch Tour Portugal
APRESENTAÇÃO | 19 jul.’22 | 18h00 | Anfiteatro | Entrada livre
O segredo da viagem não é o destino. É deixar-se ser visitado. Permitir que a viagem tome posse de nós. Em Portugal é fácil ser enlaçado pela cintura e sermos levados nessa dança que nos afasta do nosso próprio cansaço.
Mia Couto
Em 2017, o Turismo de Portugal convidou vinte e quatro urban sketchers de várias nacionalidades a fazerem uma viagem por Portugal, mostrando o seu talento e dando a conhecer o país à sua maneira
Em 2021, a nova edição da Sketch Tour resultou de um novo e diferente desafio que aliou o desenho à escrita, conjugando as visões de urban sketchers e de escritores portugueses.
Assim, aos sketchers, portugueses e estrangeiros (de Espanha, Itália, França, Reino Unido, Suécia e Egipto, entre os quais se destacam Lapin, Rita Sabler, Ian Fennelly, Simo Capecchi, Nina Johansson e Reham Ali) aliaram-se dez autores e escritores de referência da língua portuguesa, de diferentes gerações: José Luís Peixoto, Dulce Maria Cardoso, Afonso Cruz, Gonçalo Cadilhe, Rui Cardoso Martins, Tiago Salazar, Marcela Costa, Matilde Campilho, Joel Neto e Jacinto Lucas Pires.
No total foram feitas 10 tours em Portugal continental e ilhas, cada uma com um sketcher português, um sketcher internacional e um escritor português, tendo cada tour durado 5 dias.sketch_tour_portugal_desenhos
Do trabalho desenvolvido, organizou-se uma exposição que inaugurou em Óbidos e que irá correr mundo (esteve presente no Brasil durante a Bienal de São Paulo, e estará em Espanha e França, para além de Portugal) e a edição que agora se apresenta, que tem a chancela da editora Caleidoscópio.
O evento de apresentação do livro contará com a presença de alguns sketchers e escritores, do Presidente do Turismo de Portugal e do Editor da Caleidoscópio.
Este projeto revelou-se uma parceria bem-sucedida entre o Turismo de Portugal e os Urban Sketchers, uma organização sem fins lucrativos que se dedica à divulgação de uma comunidade global de artistas que desenham e ilustram locais.
Surpreenda-se com as palavras e os desenhos e inspire-se para a sua próxima viagem a Portugal.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras | Imaginação, simulação e ficção: o que nos dizem sobre a realidade? | 30 mar. ’26 | 14H30
Adelino Cardoso e Nuno Miguel Proença coordenam “Ciência e Cultura – Quebrar Fronteiras”, um ciclo de seminários pluridisciplinar, que visa criar um espaço de debate e partilha de conhecimento e de experiências oriundos de investigações em curso, desenvolvidas por investigadores de diferentes áreas e em diferentes fases do seu percurso.
LANÇAMENTO | Meditar com Fernando Pessoa | 26 mar. ’26 | 18h00 | Auditório | Entrada livre
Um guia simples e profundo para encontrar equilíbrio, clareza e presença através da poesia de um dos maiores génios da língua portuguesa.
CONCERTO | 3.º Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 14 mar. ’26 | 11H00 | Átrio do Anfiteatro | Entrada livre
O 3.º Ciclo Benjamim é um conjunto de concertos comentados para famílias e inscreve-se no projeto educativo do MPMP. Trata-se de momentos musicais informais e descontraídos tendo em vista a fidelização de um público habitual. Sempre aos sábados, sempre às 11h00.
Exposição – AURORA SUBTERRÂNEA de Isabel Loureiro – pintura e instalação
A galeria do ACMP EspaçodArtes, apresenta a exposição AURORA SUBTERRÂNEA de ISABEL LOUREIRO na qual a artista recria com pintura e instalação, a continuidade dum encontro entre matéria, tensão e gesto, numa estética da metamorfose.













