Notícias

Divulgação Cultural

Lançamento | Catálogo: Um arquivo, doze documentos | 07 jun.’22 | 18h00

Lançamento | Catálogo: Um arquivo, doze documentos | 07 jun.'22 | 18h00

Um arquivo, doze documentos
LANÇAMENTO | 7 junho ’22 | 18h00 | Auditório | Entrada livre

O catálogo que agora se publica reúne as imagens e os textos elaborados para a mostra documental Um arquivo, doze documentos patente na Biblioteca Nacional de Portugal entre maio de 2021 e abril de 2022.

Ao longo de doze meses, deram-se a conhecer doze documentos, criteriosamente selecionados, em função de critérios equilibrados – da história do quotidiano às grandes personagens, passando pela beleza documental – e apresentados de forma clara e apelativa.

Esta mostra nasceu do trabalho de inventariação do extenso arquivo familiar Almada e Lencastre Bastos (séculos XIV-XX), à guarda da Biblioteca Nacional de Portugal desde 1974, realizado no âmbito da tese de doutoramento em História de Alice Borges Gago.

O arquivo integra dois cartórios: o dos viscondes de Vila Nova de Souto del Rei (família Almada Melo) e o da família Pereira Forjaz Coutinho, na pessoa de Miguel Pereira Forjaz Coutinho, titulado Conde da Feira em 1820, o qual viria a falecer, sem descendência, em 1827, pelo que, cartório e bens, foram herdados pela sua irmã, Maria Joana Forjaz Coutinho, casada com o terceiro visconde de Vila Nova de Souto del Rei, João José de Almada Velho e Lencastre.

Os dois cartórios mantiveram a sua individualidade, atestada pela distinção entre cotas e inventários. O acervo documental manteve-se na posse da família Almada e Melo Velho até 1957, data em que João de Almada e Lencastre Bastos pretendeu vender o arquivo. Foi criada então uma comissão pelo Estado português para a sua avaliação e proposta de um valor de compra, a qual se veio a concretizar em 1974.

Da Introdução, de Alice Borges Gago (excertos).

Fonte: bnportugal.pt

Outros artigos em Divulgação Cultural:

Apoios/Parcerias:

Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da SIDA (APECS)By The BookCarmo's Residence - Art ApartmentsConsulped - Consultórios de Pediatria e da FamíliaGreen Breeze - Discover the seasideiavirtual - aplicações interativasLACPEDI - Liga de Apoio Comunitário em prol do Estudo das Doenças InfecciosasLiga dos Amigos do Hospital de São Bernardo, LAHSB-CHS
LASAOrdem dos MédicosSociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos (SOPEAM)Sociedade Portuguesa de Medicina Interna: SPMISociedade Portuguesa de Medicina do Viajante (SPMV)sYnapsis