Notícias

Divulgação Cultural

Lançamento | Casas de Férias – Arquitectura de Veraneio entre Sintra e Colares | 3 jun. ’22 | 18h00

Lançamento | Casas de Férias - Arquitectura de Veraneio entre Sintra e Colares | 3 jun. ’22 | 18h00

Casas de Férias – Arquitectura de Veraneio entre Sintra e Colares
LANÇAMENTO | 3 jun. ’22 | 18h00 | Auditório | Entrada Livre

Casas de Férias – Arquitectura de Veraneio entre Sintra e Colares é um livro dedicado ao desenvolvimento da construção de habitações unifamiliares na região de Colares, desde o Cabo da Roca até às Azenhas do Mar, passando por Almoçageme, Praia Grande, Rodízio, Banzão, Pinhal da Nazaré ou Praia das Maçãs. Com a presença dos autores e editor, o livro será apresentado e pelo Arquiteto Gonçalo Byrne, Presidente da Ordem dos Arquitetos.

Da autoria de João Cardim, autor do texto, e de Filipe Jorge, autor das fotografias e diretor da ARGUMENTUM, a editora que o publica, o livro apresenta 40 residências edificadas entre 1940 e 1970, ao início para usufruto em dias de férias, exemplos notáveis que revelam as aspirações das famílias que, seduzidas pelo carácter particular da zona, aí deixaram as marcas de um estilo de vida.

Os mais conceituados arquitetos portugueses daquelas décadas projetaram estas casas: Keil do Amaral, Nuno Teotónio Pereira e Nuno Portas, Faria da Costa e Raul Tojal, Victor Palla e Bento d’Almeida, Frederico George, Manuel Tainha, Artur Rosa, João Andrade e Sousa, Fernando Silva, Justino Morais e Conceição Silva, entre muitos outros.

Um tema inédito e bem documentado, com mais de 200 ilustrações, entre desenhos originais, imagens de arquivo e fotografias atuais realizadas expressamente para esta edição.

A par de um trabalho aprofundado de João Cardim, com fotografia de Filipe Jorge, também os textos de Teresa Valsassina Heitor, Pitum Keil do Amaral e Ana Vaz Milheiro convidam a descobrir e conhecer todas estas casas.

Fonte: bnportugal.pt

Outros artigos em Divulgação Cultural:

Arrábida Sinfónica · 24 + 25 Junho · Entrada livre

Arrábida Sinfónica · 24 + 25 Junho · Entrada livre

O calor do Verão dá o mote para o regresso aos concertos fora de Casa. A Casa da Música, a Câmara Municipal de Gaia e o ArrábidaShopping reúnem forças para oferecer dois concertos à cidade de Vila Nova de Gaia.

Apoios/Parcerias:

Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da SIDA (APECS)By The BookCarmo's Residence - Art ApartmentsConsulped - Consultórios de Pediatria e da Famíliaideiavirtual - aplicações interativasLACPEDI - Liga de Apoio Comunitário em prol do Estudo das Doenças InfecciosasLiga dos Amigos do Hospital de São Bernardo, LAHSB-CHS
LASAOrdem dos MédicosSociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos (SOPEAM)Sociedade Portuguesa de Medicina Interna: SPMISociedade Portuguesa de Medicina do Viajante (SPMV)sYnapsis