Notícias
Divulgação CulturalLançamento E-book | Inês de Castro: a imagem e o mito nas artes visuais | 18 fev. | 18h00 | BNP

Inês de Castro: a imagem e o mito nas artes visuais
LANÇAMENTO E-BOOK | 18 fev. ’22 | 18h00 | Auditório | Entrada livre
> As visitas à BNP obrigam à desinfeção das mãos e medição da temperatura corporal à entrada do edifício. É obrigatório o uso de máscara durante a permanência no edifício.
> Auditório, Sala de Formação e Átrio do Anfiteatro: apresentação obrigatória de certificado digital COVID da EU válido ou comprovativo de vacinação completa ou comprovativo de teste com resultado negativo.
Lançamento do e-book Inês de Castro : a imagem e o mito nas artes visuais, da autoria de Lara Miguel Bule, vencedora do Concurso «Prémios APHA/Millennium bcp – José-Augusto França», edição de 2020, com apresentação por Jorge Pereira de Sampaio.
Lançado no ano de 2019/20 pela APHA, o Concurso «Prémios APHA/Millennium bcp – José-Augusto França» visa distinguir trabalhos académicos de excelência no domínio da História da Arte realizados no âmbito da oferta pedagógica pós-graduada do Ensino Superior em Portugal.
Após várias vicissitudes que se prenderam sobretudo com os tempos conturbados da pandemia, a cerimónia de lançamento do e-book acontece agora na BNP, contando também com a participação do presidente da APHA e da autora.
A iniciativa dos «Prémios APHA/Millennium bcp» é igualmente uma justa ocasião para homenagear José-Augusto França (1922-2021), professor catedrático jubilado da Universidade Nova de Lisboa e recentemente falecido, historiador e crítico de arte, e um dos que mais contribuiu para a afirmação e internacionalização do campo disciplinar da História da Arte.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:

Exposição de Pintura – “INSPIRAÇÕES e ABSTRAÇÕES” – CONCEIÇÃO TELHADO – CONCHA
Conceição Telhado – “CONCHA” é natural de Lisboa (1951), onde vive. Desde criança o desenho e a pintura fizeram parte do seu mundo. Na altura da escolha de profissão, hesitou entre a Arquitectura e a Medicina, tendo sido a última a preferida, tendo-se especializado em Obstetrícia e Ginecologia, o que lhe proporcionou enorme realização profissional e pessoal

Jantar/Palestra, no dia 11 de Setembro às 20.00 no Hotel Mélia em Setúbal com o tema: “UM PROJETO CULTURAL PARA A REGIÃO E A CIDADE, A PROPÓSITO DA RELAÇÃO ENTRE O JAPÃO E OS REINOS IBÉRICOS”
As inscrições deverão ser feitas até ao dia 4 de setembro para: CARLOS GUERREIRO (Secretário) ou EDUARDO CORREIA (Presidente)

CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras – Amor, força, ordem: Leibniz e o legado do Renascimento | 18 jul.’25 | 14h30
Questionando e confrontando o excessivo modernismo do seu tempo, materializado numa ciência sectária e dogmática, G.W. Leibniz avança com o seu projeto reformador para uma nova ciência. Não obstante a compreensão do mundo ser feita em função do espírito inovador da altura, considera-se a pluralidade de contributos do passado.

Inauguração da Exposição coletiva de arte contemporânea “Faça-se Luz”, 16 de julho, 16H, galeria Municipal do 11, Setúbal
Inauguração da Exposição coletiva de arte contemporânea “Faça-se Luz”, 16 de julho, 16H, galeria Municipal do 11, Setúbal A exposição coletiva de arte contemporânea “Faça-se Luz”, alusiva ao cinquentenário da Diocese de Setúbal, é inaugurada no dia 16, na Galeria...