Notícias
Divulgação Cultural
Ciclo História e Ciências Sociais | A Naturalização de Hierarquias Racializadas e o Trabalho | 23 fev. | 13h00 | BNP

História e Ciências Sociais
Ciclo História e Ciências Sociais | A Naturalização de Hierarquias Racializadas e o Trabalho | 23 fev. | 13h00 | BNP
> As visitas à BNP obrigam à desinfeção das mãos e medição da temperatura corporal à entrada do edifício. É obrigatório o uso de máscara durante a permanência no edíficio.
> Auditório e Sala de Formação: apresentação obrigatória de certificado digital COVID da EU válido ou comprovativo de vacinação completa ou comprovativo de teste com resultado negativo.
Um grupo de investigadores de várias instituições universitárias, leitores assíduos da Biblioteca Nacional de Portugal, organiza um ciclo de seminários quinzenais (dez. de 2021 a maio de 2022), para debater questões da «História e das Ciências Sociais». São dois os objetivos principais que constituem a agenda de leituras feitas no contacto com a pesquisa. Por um lado, trata-se de percorrer uma seleção de temas e problemas que oferecem quadros de interpretação dos processos sociais como a história global, territorialidades, memória coletiva, sociologia histórica, antropoceno, processo civilizacional. Por outro lado, importará discutir trabalhos com uma dimensão mais monográfica, centrados em objetos mais circunscritos como caso de Cahora Bassa, o trabalho agrícola de migrantes mexicanos nas quintas californianas, os operários do Vale do Ave, a educação e o colonialismo britânico na Índia ou as touradas em Portugal.
Mais informações em: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:

CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras – Amor, força, ordem: Leibniz e o legado do Renascimento | 18 jul.’25 | 14h30
Questionando e confrontando o excessivo modernismo do seu tempo, materializado numa ciência sectária e dogmática, G.W. Leibniz avança com o seu projeto reformador para uma nova ciência. Não obstante a compreensão do mundo ser feita em função do espírito inovador da altura, considera-se a pluralidade de contributos do passado.

Inauguração da Exposição coletiva de arte contemporânea “Faça-se Luz”, 16 de julho, 16H, galeria Municipal do 11, Setúbal
Inauguração da Exposição coletiva de arte contemporânea “Faça-se Luz”, 16 de julho, 16H, galeria Municipal do 11, Setúbal A exposição coletiva de arte contemporânea “Faça-se Luz”, alusiva ao cinquentenário da Diocese de Setúbal, é inaugurada no dia 16, na Galeria...

“O Nariz” de Nikolai Gogol
Esta sátira, escrita por Gogol, durante uma estadia em São Petersburgo, é uma obra que pretende criticar a burocracia czarista, do século XIX, com humor mordaz e ecos da sua própria insegurança física.

ANTESTREIA DA SÉRIE DOCUMENTAL | Mestres e Lusitanos | Episódio 6 – João Domingos Bomtempo | 8 jul. ’25 | 17h30 | Auditório
No ano em que se comemoram os 250 anos do nascimento de João Domingos Bomtempo (1775-1842), a série documental Mestres e Sons Lusitanos apresenta, em antestreia, o documentário sobre o compositor que revolucionou a atividade artística e o ensino da música em Portugal, nas primeiras décadas do século XIX.