Notícias
Divulgação CulturalCiclo História e Ciências Sociais | Memória Coletiva e Usos Políticos do Passado | 12 jan. | 13h00 | BNP
História e Ciências Sociais
CICLO DE SEMINÁRIOS | 12 jan. ’22 | 13h00 – 15h00 | Sala de Formação | Entrada livre / até maio
> As visitas à BNP obrigam à desinfeção das mãos e medição da temperatura corporal à entrada do edifício. É obrigatório o uso de máscara durante a permanência no edíficio.
> Auditório e Sala de Formação: apresentação obrigatória de certificado digital COVID da EU válido ou comprovativo de vacinação completa ou comprovativo de teste com resultado negativo.
Um grupo de investigadores de várias instituições universitárias, leitores assíduos da Biblioteca Nacional de Portugal, organiza um ciclo de seminários quinzenais (dez. de 2021 a maio de 2022), para debater questões da «História e das Ciências Sociais». São dois os objetivos principais que constituem a agenda de leituras feitas no contacto com a pesquisa. Por um lado, trata-se de percorrer uma seleção de temas e problemas que oferecem quadros de interpretação dos processos sociais como a história global, territorialidades, memória coletiva, sociologia histórica, antropoceno, processo civilizacional. Por outro lado, importará discutir trabalhos com uma dimensão mais monográfica, centrados em objetos mais circunscritos como caso de Cahora Bassa, o trabalho agrícola de migrantes mexicanos nas quintas californianas, os operários do Vale do Ave, a educação e o colonialismo britânico na Índia ou as touradas em Portugal.
Mais informações: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras | Do sentimento animal ao sentimento intelectual: (…) | 20 abr. ’26 | 14H30
Durante milénios, a racionalidade foi considerada o traço distintivo do ser humano face aos outros seres vivos. Hoje, à luz de novas formas de inteligência e do conhecimento adquirido sobre a vida animal, a interrogação sobre o humano ganha novos contornos, convidando a repensar o lugar do sentimento em relação ao que nos distingue enquanto humanos.
Pitum Keil do Amaral – Galeria Tapeçarias de Portalegre – 11 abril 2026
Personalidade multifacetada, Pitum Keil do Amaral tem dividido a sua atividade entre a arquitetura e uma grande diversidade de outras áreas. Dedicou-se ao ensino, à ilustração, e também, embora de forma mais esporádica, ao cinema, teatro e televisão
CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras | Imaginação, simulação e ficção: o que nos dizem sobre a realidade? | 30 mar. ’26 | 14H30
Adelino Cardoso e Nuno Miguel Proença coordenam “Ciência e Cultura – Quebrar Fronteiras”, um ciclo de seminários pluridisciplinar, que visa criar um espaço de debate e partilha de conhecimento e de experiências oriundos de investigações em curso, desenvolvidas por investigadores de diferentes áreas e em diferentes fases do seu percurso.
LANÇAMENTO | Meditar com Fernando Pessoa | 26 mar. ’26 | 18h00 | Auditório | Entrada livre
Um guia simples e profundo para encontrar equilíbrio, clareza e presença através da poesia de um dos maiores génios da língua portuguesa.













