Notícias

Divulgação Cultural

Exposição Visões de Dante com desenhos de Botticelli

Exposição Visões de Dante com desenhos de Botticelli
Exposição Visões de Dante com desenhos de Botticelli

Partindo de dois excecionais desenhos de Botticelli alusivos ao «Inferno» da Divina Comédia, pertencentes à Biblioteca Apostolica Vaticana, Visões de Dante já abriu ao público no Museu Gulbenkian!
A decorrer na sala dedicada ao Renascimento, a mostra inclui também edições raras da Divina Comédia e obras que se referem ao universo dantesco, da autoria de Auguste Rodin, René Lalique e Rui Chafes.
Pode ver ou rever no nosso website a conferência do Cardeal D. José Tolentino de Mendonça, o primeiro convidado do ciclo de «Conversas em torno de Dante», bem como conhecer a restante programação que se estende até novembro.

Nos 700 anos da morte de Dante Alighieri, apresentam-se dois excecionais desenhos de Sandro Botticelli alusivos ao «Inferno» da «Divina Comédia», pertencentes à Biblioteca Apostolica Vaticana. A exposição inclui também outras obras desta instituição, do Museu Gulbenkian e de outras coleções.


DATA
24 set – 29 nov 2021

10:00 – 18:00
Encerra à Terça-feira

LOCAL
Museu Calouste Gulbenkian
Av. de Berna, 45A, Lisboa
PREÇO
Incluído no bilhete Museu Calouste Gulbenkian
Lotação máxima: 30 visitantes.

A Fundação Calouste Gulbenkian associa-se às comemorações que assinalam os 700 anos da morte de Dante Alighieri (1265-1321) apresentando dois preciosos desenhos de Sandro Botticelli alusivos a dois cantos d’A Divina Comédia (Inferno XII e XIII), fruto de um generoso empréstimo da Biblioteca Apostólica Vaticana.

A exposição inclui igualmente um conjunto de obras, provenientes de várias coleções, que revelam a vitalidade e a atualidade da mensagem d’A Divina Comédia, assim como a força do universo dantesco: edições raras, manuscritas e impressas, deste poema de Dante e obras de Auguste Rodin, René Lalique e Rui Chafes.

A mostra pode ser assim vista como uma viagem, cujo itinerário promove o encontro com o texto de Dante, os comentários, interpretações e reflexões que suscitou, bem como o extraordinário contributo dos artistas, do período tardo-medieval até à contemporaneidade.

Outros artigos em Divulgação Cultural:

Apoios/Parcerias:

Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da SIDA (APECS)By The BookCarmo's Residence - Art ApartmentsConsulped - Consultórios de Pediatria e da FamíliaGreen Breeze - Discover the seasideiavirtual - aplicações interativasLACPEDI - Liga de Apoio Comunitário em prol do Estudo das Doenças InfecciosasLiga dos Amigos do Hospital de São Bernardo, LAHSB-CHS
LASAOrdem dos MédicosSociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos (SOPEAM)Sociedade Portuguesa de Medicina Interna: SPMISociedade Portuguesa de Medicina do Viajante (SPMV)sYnapsis