Notícias
Divulgação CulturalExposição Visões de Dante com desenhos de Botticelli
Partindo de dois excecionais desenhos de Botticelli alusivos ao «Inferno» da Divina Comédia, pertencentes à Biblioteca Apostolica Vaticana, Visões de Dante já abriu ao público no Museu Gulbenkian!
A decorrer na sala dedicada ao Renascimento, a mostra inclui também edições raras da Divina Comédia e obras que se referem ao universo dantesco, da autoria de Auguste Rodin, René Lalique e Rui Chafes.
Pode ver ou rever no nosso website a conferência do Cardeal D. José Tolentino de Mendonça, o primeiro convidado do ciclo de «Conversas em torno de Dante», bem como conhecer a restante programação que se estende até novembro.
Nos 700 anos da morte de Dante Alighieri, apresentam-se dois excecionais desenhos de Sandro Botticelli alusivos ao «Inferno» da «Divina Comédia», pertencentes à Biblioteca Apostolica Vaticana. A exposição inclui também outras obras desta instituição, do Museu Gulbenkian e de outras coleções.
DATA
24 set – 29 nov 2021
10:00 – 18:00
Encerra à Terça-feira
LOCAL
Museu Calouste Gulbenkian
Av. de Berna, 45A, Lisboa
PREÇO
Incluído no bilhete Museu Calouste Gulbenkian
Lotação máxima: 30 visitantes.
A Fundação Calouste Gulbenkian associa-se às comemorações que assinalam os 700 anos da morte de Dante Alighieri (1265-1321) apresentando dois preciosos desenhos de Sandro Botticelli alusivos a dois cantos d’A Divina Comédia (Inferno XII e XIII), fruto de um generoso empréstimo da Biblioteca Apostólica Vaticana.
A exposição inclui igualmente um conjunto de obras, provenientes de várias coleções, que revelam a vitalidade e a atualidade da mensagem d’A Divina Comédia, assim como a força do universo dantesco: edições raras, manuscritas e impressas, deste poema de Dante e obras de Auguste Rodin, René Lalique e Rui Chafes.
A mostra pode ser assim vista como uma viagem, cujo itinerário promove o encontro com o texto de Dante, os comentários, interpretações e reflexões que suscitou, bem como o extraordinário contributo dos artistas, do período tardo-medieval até à contemporaneidade.
Outros artigos em Divulgação Cultural:
Exposição de Pintura – ALEXANDRA SOARES CORREIA
Alexandra Soares Correia (Lisboa 1968), artista visual, estudou Pintura, Desenho e Ilustração. O seu trabalho é um exercício de puro experimentalismo para encontrar formas e signos que representem o mundo que a rodeia e o seu interior
CICLO DE CONFERÊNCIAS | Orientalistas de língua portuguesa | Wenceslau de Moraes: para além do exotismo | 28 jan. ’26 | 17h30
O ciclo de conferências Orientalistas de Língua Portuguesa a ter lugar na BNP entre março de 2025 e fevereiro de 2026 pretende abordar diferentes geografias e espaços, bem como temáticas sobre representações do Oriente na história e cultura portuguesas
APRESENTAÇÃO | Corpo a Nu. Humanos, Ciborgues, Transumanos e Pós-Humanos | 15 jan. ’26 | 18h00 | Auditório
Corpo a Nu exprime a convicção de que a humanidade existe em dois corpos e duas subjetividades-matriz, sendo que estes – natural ou artificialmente – dão origem a diversas modalidades de existir e de viver a sexualidade própria
O ACMP volta a expor na sua galeria ESPAÇOdARTES trabalhos do médico cirurgião e pintor MÁRIO CASCALHO
MÁRIO CASCALHO ao longo da vida clínica manteve uma regular produção artística com pintura que ia expondo e na qual associa o expressionismo figurativo a uma abstração de geometrismos que fazem sobressair a riqueza cromática da paleta













