Notícias
Divulgação Cultural
ADIAMENTO – Conferência | Ciclo Literatura Escrita por Mulheres: Ursula Kroeber Le Guin | 27 set. | 18h00 | BNP

Literatura Escrita por Mulheres
Ursula Kroeber Le Guin
CICLO DE CONFERÊNCIAS | 27 set. ’21 | 18h00 | Entrada livre (limitada a 21 lugares com inscrição prévia para rel_publicas@bnportugal.gov.pt)
Isabel Araújo Branco organiza a edição de 2021/2022 das conferências dedicadas a «Literatura Escrita por Mulheres», a quinta deste ciclo de encontros realizado no âmbito da linha de investigação «História das Mulheres e do Género», do CHAM-Centro de Humanidades NOVA.
A História tem vindo a ser escrita ao longo do tempo como um construto que generaliza a vivência humana através da padronização do e no masculino. História sem género, dir-se-ia, mas que afinal exclui as mulheres da história. A historiografia tem construído barreiras de análise cultural, social, religiosa e política que excluem as mulheres.
Com coordenação de Maria Barreto Dávila, a linha de investigação «História das Mulheres e do Género», do CHAM pretende contrariar esta tendência e constituir-se como uma área de investigação inovadora e multidisciplinar.
Ursula Kroeber Le Guin
Ursula Kroeber Le Guin (1929-2018), filha de dois importantes antropólogos (Theodora e Alfred Kroeber), distinguiu-se na literatura de ficção científica e de fantasia, tendo também uma considerável produção em literatura mainstream e poesia. Taoismo, feminismo, e questões sociais e ecológicas são algumas das temáticas presentes na sua obra, que serão abordadas nesta conferência.
Maria do Rosário Monteiro
Professora na FCSH – Universidade NOVA de Lisboa, doutorada em literatura comparada, é coordenadora do Grupo de Cultura e Literatura do CHAM-Centro de Humanidades. A sua tese de doutoramento versou sobre a obra de Tolkien e Ursula Le Guin, a primeira escrita em Portugal sobre estes dois autores. No CHAM coordena o projecto PHI, que tem por objectivo quebrar barreiras disciplinares e fomentar a inter- e multidisciplinaridade. Desde 2015 edita anualmente volumes do Projecto PHI na Taylor & Francis (sete volumes, estando no prelo o oitavo). O volume mais recente é Tradition and Innovation publicado em 2021.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:

CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras – A função primordial do ciclo sono-vigília na Arquipatologia | 22 set. ’25 | 14h30
Na Arquipatologia (1614), Montalto, seguindo a tradição hipocrática-galénica, assume o valor terapêutico do sono. No entanto, o mais interessante, a este respeito, é que Montalto debate longamente a natureza e significado do ciclo sono-vigília, no início do tratado X, como introdução ao estudo do coma e das “afeções letárgicas” em geral

Exposição de Pintura – “INSPIRAÇÕES e ABSTRAÇÕES” – CONCEIÇÃO TELHADO – CONCHA
Conceição Telhado – “CONCHA” é natural de Lisboa (1951), onde vive. Desde criança o desenho e a pintura fizeram parte do seu mundo. Na altura da escolha de profissão, hesitou entre a Arquitectura e a Medicina, tendo sido a última a preferida, tendo-se especializado em Obstetrícia e Ginecologia, o que lhe proporcionou enorme realização profissional e pessoal

Jantar/Palestra, no dia 11 de Setembro às 20.00 no Hotel Mélia em Setúbal com o tema: “UM PROJETO CULTURAL PARA A REGIÃO E A CIDADE, A PROPÓSITO DA RELAÇÃO ENTRE O JAPÃO E OS REINOS IBÉRICOS”
As inscrições deverão ser feitas até ao dia 4 de setembro para: CARLOS GUERREIRO (Secretário) ou EDUARDO CORREIA (Presidente)

CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras – Amor, força, ordem: Leibniz e o legado do Renascimento | 18 jul.’25 | 14h30
Questionando e confrontando o excessivo modernismo do seu tempo, materializado numa ciência sectária e dogmática, G.W. Leibniz avança com o seu projeto reformador para uma nova ciência. Não obstante a compreensão do mundo ser feita em função do espírito inovador da altura, considera-se a pluralidade de contributos do passado.