Notícias

Divulgação Científica

27º Congresso Nacional de Medicina Interna

27º Congresso Nacional de Medicina Interna

O serviço de Medicina Interna do Hospital da Luz Lisboa vai organizar o 27º Congresso Nacional de Medicina Interna da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna. Trata-se de uma honra, de um desafio e, também, de uma oportunidade.

A escolha do lema do congresso propiciou um momento de reflexão. Escolhemos o lema “Valorizar a Medicina Interna”. Estamos habituados a ser valorizados por sermos o esteio do funcionamento dos hospitais. Queremos também ser motor da melhoria da organização do sistema, motor da potenciação das outras especialidades e motor da actividade de investigação clínica. O nosso congresso nacional é o local perfeito para estimularmos esta última com o culto do rigor e da evidência científica.

Sendo a Medicina Geral e Familiar a especialidade “prima” da Medicina Interna e, tendo sido recentemente celebrado entre as duas especialidades o “Documento de consenso sobre gestão do doente crónico em Portugal” achámos que era o momento óptimo para os envolver neste que é o principal evento científico dos internistas. A presença de uma unidade de Medicina Geral e Familiar dentro do Hospital da Luz Lisboa tornou natural a colaboração dos nossos colegas na construção do programa científico deste congresso.

Contámos com a habitual ajuda dos núcleos de estudos da nossa Sociedade para enriquecimento do programa científico do congresso, com a selecção de alguns temas e o contributo diferenciado na escolha dos intervenientes de várias sessões.

Estarão presentes os temas mais frequentes na nossa prática e teremos oportunidade para discussão de aspectos de formação, investigação, organização e liderança. Haverá lugar para médicos mais experientes nos transmitirem a sua experiência e, como não podia deixar de ser, espaço bastante para os nossos internos apresentarem trabalhos.

Esperamos que vão, que aprendam muito e que convivam muito. Troquem experiências, fomentem a interligação entre serviços, revejam amigos, criem novos amigos, enfim, estreitem laços dentro da comunidade dos internistas nacionais.

DATAS IMPORTANTES:
11 de Janeiro 2021 – Abertura das inscrições no Congresso
11 de Janeiro2021 – Abertura da Submissão de Trabalhos Científicos
25 de Fevereiro 2021 – Data limite para submissão de Resumos
25 de Março de 2021 – Data limite para a resposta dos Revisores
12 de Abril de 2021 – Data limite para resposta aos Autores
Abril de 2021 – Alteração do valor de inscrição no Congresso
Maio de 2021 – Data limite para a inscrição nos Cursos
Maio de 2021 – Data limite para a inscrições no Congresso.
Após esta data só serão aceites inscrições no próprio dia do Congresso.
Maio 2021 – Cursos Pré-Congresso
27 a 30 de Maio de 2021 – 27º Congresso Nacional de Medicina Interna

Contamos convosco!

Presidente do Congresso:
Alexandra Bayão Horta

Organização:
João Sá, Luís Duarte Costa, Sérgio Baptista

Mais informações »

Outros artigos em Divulgação Científica:

Curso O Internista e a Urgência – Inscrições Abertas

Curso O Internista e a Urgência – Inscrições Abertas

O curso “O Internista e a Urgência” realiza-se nos dias 7 e 8 de Junho de 2024, em formato Presencial, no Funchal. AS INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS – Objetivo Geral: Atualizar conhecimentos e adquirir competências em medicina de urgência

Apoios/Parcerias:

Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da SIDA (APECS)By The BookCarmo's Residence - Art ApartmentsConsulped - Consultórios de Pediatria e da FamíliaGreen Breeze - Discover the seasideiavirtual - aplicações interativasLACPEDI - Liga de Apoio Comunitário em prol do Estudo das Doenças InfecciosasLiga dos Amigos do Hospital de São Bernardo, LAHSB-CHS
LASAOrdem dos MédicosSociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos (SOPEAM)Sociedade Portuguesa de Medicina Interna: SPMISociedade Portuguesa de Medicina do Viajante (SPMV)sYnapsis