Notícias
Divulgação Cultural
FILO-LISBOA 2020 – Crise Pandémica : quem sou eu neste novo mundo?

Diálogos filosóficos
Alemanha – França – Portugal
Durante dois dias, 16 intelectuais oriundos de Portugal, França e Alemanha vão reunir-se para dialogar sobre esta pertinente questão.
Estes diálogos vão ser transmitidos ao vivo com tradução simultânea em português, francês, alemão e na língua gestual portuguesa.
Em: https://bit.ly/38iTwqL
A pandemia, como uma crise sanitária, emerge de uma constelação multidimensional de outras crises que serão abordadas nestes diálogos: a crise ecológica; a crise do Estado Social e da saúde pública; a crise político-jurídica; a crise económica; a crise laboral; a crise social e a crise da solidariedade.
A Covid-19 tem um impacto nas nossas vidas, muda os nossos hábitos, transtorna a nossa relação com o mundo, o tempo e o espaço. Neste contexto, a reflexão filosófica e o debate de ideias impõem-se como ferramentas vitais para que cada um de nós participe nos desafios de amanhã. O ciclo Filo-Lisboa responde a esta necessidade, convidando grandes figuras do pensamento tais como os franceses Etienne Balibar e Hourya Bentouhami, os alemães Julian Nida-Rümelin e Rahel Jaeggi, o português Boaventura Sousa Santos e muitos outros.
Outros artigos em Divulgação Cultural:

Jantar/Palestra, no dia 11 de Setembro às 20.00 no Hotel Mélia em Setúbal com o tema: “UM PROJETO CULTURAL PARA A REGIÃO E A CIDADE, A PROPÓSITO DA RELAÇÃO ENTRE O JAPÃO E OS REINOS IBÉRICOS”
As inscrições deverão ser feitas até ao dia 4 de setembro para: CARLOS GUERREIRO (Secretário) ou EDUARDO CORREIA (Presidente)

CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras – Amor, força, ordem: Leibniz e o legado do Renascimento | 18 jul.’25 | 14h30
Questionando e confrontando o excessivo modernismo do seu tempo, materializado numa ciência sectária e dogmática, G.W. Leibniz avança com o seu projeto reformador para uma nova ciência. Não obstante a compreensão do mundo ser feita em função do espírito inovador da altura, considera-se a pluralidade de contributos do passado.

Inauguração da Exposição coletiva de arte contemporânea “Faça-se Luz”, 16 de julho, 16H, galeria Municipal do 11, Setúbal
Inauguração da Exposição coletiva de arte contemporânea “Faça-se Luz”, 16 de julho, 16H, galeria Municipal do 11, Setúbal A exposição coletiva de arte contemporânea “Faça-se Luz”, alusiva ao cinquentenário da Diocese de Setúbal, é inaugurada no dia 16, na Galeria...

“O Nariz” de Nikolai Gogol
Esta sátira, escrita por Gogol, durante uma estadia em São Petersburgo, é uma obra que pretende criticar a burocracia czarista, do século XIX, com humor mordaz e ecos da sua própria insegurança física.