Notícias

Divulgação Científica

 

DIA MUNDIAL DA DIABETES – NEDM /SPMI

DIA MUNDIAL DA DIABETES - NEDM /SPMI

DIA MUNDIAL DA DIABETES

No dia 14 de novembro celebra-se anualmente o dia Mundial da Diabetes.

Desde 1991 que a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Federação Internacional da Diabetes (IDF) comemoram esta data.

Segundo os dados desta Federação, referentes a 2019 e em todo o mundo, 463 milhões de pessoas adultas (entre os 20 e 79 anos de idade) têm diabetes. Estima-se que este número atingirá os 700 milhões em 2045. Em 2109 uma em cada 5 pessoas com mais de 65 anos sofria desta doença, tendo sido responsável por 4.2 milhões de mortes.

O mesmo relatório refere que mais de 1.1 milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo vive com diabetes tipo 1, e mais de 20 milhões de nascimentos têm uma história prévia de diabetes na gravidez.

Em Portugal, e segundo os dados do Observatório Nacional da Diabetes, mais de um milhão de pessoas têm diabetes (13.6% da população entre os 20 e os 79 anos de idade). Destas aproximadamente um terço está por diagnosticar e dois milhões têm risco elevado de vir a ter a doença no futuro.

Estes números não param de crescer, refletindo o impacto que a maior longevidade, associada a estilos de vida cada vez mais sedentários e maus hábitos alimentares, tem na prevalência desta doença.

As implicações sociais e económicas são enormes, consumindo a diabetes e as suas complicações uma fatia significativa do orçamento anual para a saúde. Em Portugal, a diabetes ainda é a principal causa de cegueira; de amputações não traumáticas dos membros inferiores e de doença renal crónica com necessidade de hemodiálise.

O Programa Nacional para a Diabetes, foi classificado como prioritário pela Direção Geral da Saúde. A diabetes mellitus tipo 2 é uma doença que pode ser prevenida se todos contribuirmos, com alterações profundas do estilo de vida ou seja adotando hábitos alimentares saudáveis e praticando regularmente exercício físico.

Perante esta realidade, em 2007 a Organização das Nações Unidas (ONU), através da sua resolução (61/225) associou-se a esta causa elegendo o dia 14 de novembro como o Dia Mundial da Diabetes.

Como símbolo foi escolhido um círculo de cor azul. O círculo nas diferentes culturas simboliza a vida e a saúde. A cor azul (a mesma da bandeira da ONU) simboliza a união de todas nações. O círculo azul pretende assim simbolizar a união para a resposta à (também) pandemia da diabetes.
A escolha deste dia do ano, constitui uma homenagem a Frederick Banting, nascido a 14 de Novembro de 1891. Este investigador, em parceria com Charles Best e após anos de trabalho, anunciaram a descoberta da insulina em 1921, tendo o primeiro doente sido tratado logo no ano seguinte. Esta façanha valeu-lhes a atribuição do Prémio Nobel de Fisiologia e Medicina em 1923.
Em 2020 o tema de destaque escolhido pela IFD para o dia Mundial da Diabetes é: “Os (as) Enfermeiros (as) fazem a diferença na diabetes”. A campanha centra-se no papel fundamental que os profissionais de enfermagem desenvolvem nos vários locais, na prevenção e tratamento da diabetes.

Apesar da preocupação de todos estar compreensivelmente virada para a pandemia Covid-19, não podemos deixar de alertar também para a pandemia da diabetes como um problema nacional e mundial de saúde pública. A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna e o seu Núcleo de Estudos da Diabetes associa-se a esta causa, e desde há longa data que trabalha em prol de mais e melhores cuidados para as pessoas com diabetes em Portugal.

Edite Nacimento
Coordenadora Adjunta do NEDM

 

PEDIDO DE COLABORAÇÃO DIA MUNDIAL DA DIABETES! JUNTE-SE A NÓS

Hoje é o Dia Mundial da Diabetes e muito gostaríamos de o celebrar em conjunto, criando uma galeria de imagens das várias celebrações no dia 14 de Novembro.

Enviem-nos as vossas imagens dos eventos comemorativos, para o email isa@spmi.pt, de forma a criarmos uma galeria de imagens com todos os hospitais aderentes a esta iniciativa e difundirmos a nossa mensagem, pelos nossos meios ( Site, Facebook, entre outros)

Obrigado por colaborar.

Estevão Pape
Coordenador do NEDM

Outros artigos em Divulgação Científica:

4as Jornadas do Núcleo de Estudos de Medicina Obstétrica

4as Jornadas do Núcleo de Estudos de Medicina Obstétrica

As 4as Jornadas do Núcleo de Estudos de Medicina Obstétrica da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) realiza-se no dia 7 de Setembro de 2024 no VIP Executive Entrecampos Hotel & Conference em Lisboa. Deadline para Submissão de Abstracts: 30 de Julho

Curso de Comunicação Clínica em situação de doença grave

Curso de Comunicação Clínica em situação de doença grave

O Curso de Comunicação em situações graves (serious illness conversation) realiza-se em formato b-learning. Nos dias 8 de Junho e 19 de Outubro teremos as sessões presenciais no Porto. As sessões síncronas online são nos dias 6 de Junho e 17 de Outubro

Apoios/Parcerias:

Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da SIDA (APECS)By The BookCarmo's Residence - Art ApartmentsConsulped - Consultórios de Pediatria e da FamíliaGreen Breeze - Discover the seasideiavirtual - aplicações interativasLACPEDI - Liga de Apoio Comunitário em prol do Estudo das Doenças InfecciosasLiga dos Amigos do Hospital de São Bernardo, LAHSB-CHS
LASAOrdem dos MédicosSociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos (SOPEAM)Sociedade Portuguesa de Medicina Interna: SPMISociedade Portuguesa de Medicina do Viajante (SPMV)sYnapsis