Notícias
Divulgação Científica8º Debate – Questões éticas em tempo de pandemia pelo COVID-19

8º Debate: Questões éticas em tempo de pandemia pelo COVID 19
O lugar dos cuidados paliativos é onde há doentes em sofrimento, como vou encarar o “novo normal”
Os debates prévios promovidos pelo NEBio (Núcleo de Estudos de Bioética da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna) tiveram boa aceitação pelo que vamos organizar mais cinco, desta vez com dois interlocutores. Os debates serão centrados nos desafios éticos, pessoais e profissionais que o “novo normal” nos coloca. A conversa partirá, da perceção que os preletores têm dos desafios que se avizinham, com base nas reflexões que fizeram sobre a sua experiência nestes meses de Pandemia pelo Covid-19.
O próximo debate é já na Quinta-Feira, dia 28 de Maio, às 21h30
A moderação está a cargo António H. Carneiro, coordenador do NEBio.
Convidados:
Elga Freire – Internista e Equipa de Cuidados Paliativos do Hospital no Centro Hospitalar do Porto
Bruno Fonseca – Enfermeiro da Equipa de Cuidados Paliativos Domiciliários do Hospital de Pedro Hispano
O debate será transmitido em https://www.spmi.pt/2o-ciclo-de-debates-questoes-eticas-em-tempo-de-pandemia-pelo-covid-19/. Caso pretenda receber por email a informação antes da sessão, faça AQUI A SUA INSCRIÇÃO.
Outros artigos em Divulgação Científica:

Inquérito sobre as condições de fim de vida nas Enfermarias de Medicina Interna Portuguesas
A maior parte dos Portugueses morre no Hospital. A maioria dessas mortes ocorre em Enfermarias com apoio de Medicina Interna. Neste contexto a SPMI e a SEMI elaboraram um “Consenso sobre boas práticas na intervenção junto dos doentes internados em Medicina Interna em situação de últimos dias de vida”

Curso de Estatística aplicada à Investigação Clínica – Inscrições Abertas
O Curso de Estatística aplicada à Investigação Clínica realiza-se nos dias 9 e 10 de Julho de 2021, na Sede da SPMI, em Lisboa. As inscrições estão abertas!

5 doenças raras que não devem esquecer – Ciclo de formação
As doenças raras merecem toda a atenção pelas complicações que podem representar para os doentes, nomeadamente no que ao tempo até ao diagnóstico e à sua referenciação diz respeito

Prémio Pedro Marques da Silva em Risco Cardiovascular – Candidaturas até 30 de Junho
A SPMI prorrogou o período de candidaturas ao Prémio de Risco Cardiovascular Dr. Pedro Marques da Silva (Patrocínio Bayer), no valor de 5000 Euros, até dia 30 de Junho de 2021, na sequência do adiamento do 27º CNMI para Outubro