Notícias

Divulgação Científica

5º Debate Covid-19: Questões Éticas em tempos de Pandemia – Hoje!

5º Debate Covid-19: Questões Éticas em tempos de Pandemia - Hoje!

5º DEBATE – CONVIDADO: Daniel Ferreira

Hoje, dia 7 de Maio, às 21h30, teremos o 5º debate do NEBio ( Núcleo de Estudos de Bioética da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna) no qual serão discutidas questões éticas em tempo de Pandemia pelo Covid-19.

Pode assistir ao debate em:
https://www.spmi.pt/debates-covid-19-questoes-eticas-em-tempos-de-pandemia/

Convidado: Daniel Ferreira
Cardiologista no Hospital da Luz Lisboa
Diretor Clínico do Centro Clínico Digital da Luz Saúde

Temas em Destaque:

Uma visão ética da pandemia por COVID 19

  • O medo e o distanciamento social vão mudar a relação clínica.
    A recente crise pandémica veio demonstrar algo que muitos dos utilizadores das videoconsultas já sabiam de experiência própria: que as videoconsultas não só não prejudicam a relação médico-doente como antes a reforçam de modo muito substancial ao aproximar ainda mais os doentes dos seus médicos assistentes que, mesmo remotamente, estão mais disponíveis para os ajudar.
  • A consulta à distância é uma nova oportunidade de relação médico doente com potencialidades e limitações;
    A conveniência, comodidade e melhoria da acessibilidade proporcionadas pelas consultas remotas necessitam ser balanceadas com a necessidade de assegurar idênticos padrões de credibilidade e rigor do ato médico e de segurança e confidencialidade dos dados clínicos proporcionadas pelas consultas presenciais.
  • Quando é que a consulta à distância é legitima e legal e quando é que o não é;
    Se bem que o atual enquadramento legal permite (e até recomenda) a realização de consultas à distância, deixa ainda um importante vazio na definição de quais os atores clínicos envolvidos e de como é assegurada a proteção dos dados clínicos e a qualidade do ato médico.


    MAIS INFORMAÇÕES »

 

Outros artigos em Divulgação Científica:

Curso Patologia Médica da Grávida – Inscrições Abertas

Curso Patologia Médica da Grávida – Inscrições Abertas

O Curso Patologia Médica da Grávida realiza-se nos dia 3 e 4 de Março de 2023, na sede da SPMI, em Lisboa. Este é um curso de iniciação à Medicina Obstétrica, com fundamentos teóricos e discussão de casos clínicos, criado pelos fundadores do Núcleo de Estudos de Medicina Obstétrica (NEMO) da SPMI, incluindo formadores de outras especialidades

Curso Ecografia à Cabeceira do Doente para Internistas – Inscrições Abertas

Curso Ecografia à Cabeceira do Doente para Internistas – Inscrições Abertas

O curso Ecografia à Cabeceira do Doente para Internistas aborda os conceitos fundamentais da Ecografia à cabeceira do doente agudo, habilitando o aluno, no final do curso, a utilizar a ecografia na avaliação do doente instável quer no ambiente do Serviço de Urgência quer no ambiente do doente “descompensado” na enfermaria.

Apoios/Parcerias:

Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da SIDA (APECS)By The BookCarmo's Residence - Art ApartmentsConsulped - Consultórios de Pediatria e da Famíliaideiavirtual - aplicações interativasLACPEDI - Liga de Apoio Comunitário em prol do Estudo das Doenças InfecciosasLiga dos Amigos do Hospital de São Bernardo, LAHSB-CHS
LASAOrdem dos MédicosSociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos (SOPEAM)Sociedade Portuguesa de Medicina Interna: SPMISociedade Portuguesa de Medicina do Viajante (SPMV)sYnapsis