Notícias

Divulgação Cultural

5 de Maio: Dia Mundial da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP

5 de Maio: Dia Mundial da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP

O site Fontes Linguísticas do Português agrega obras que têm a língua portuguesa como objeto explícito de estudo, selecionadas a partir das coleções da BNP.

Abrange o período entre o século XVI e o início do século XX, desde a publicação dos textos instituidores da tradição gramatical, até aos autores precursores da linguística moderna.

Os temas selecionados permitem identificar e reconstituir uma metalinguagem que serviu para descrever a forma, a estrutura e a história da língua portuguesa. Estas terminologias, mais ou menos informais, foram construídas e ensaiadas por gerações de estudiosos que, de acordo com a época, se intitularam gramáticos, filólogos ou linguistas.

A pesquisa por autores, áreas temáticas ou séculos permitirá identificar relações entre obras, ajudando a esclarecer como evoluíram dos estudos sobre a descrição da língua, a variação, o ensino ou a normalização da escrita.

Mais: bnportugal.gov.pt »

Outros artigos em Divulgação Cultural:

Apoios/Parcerias:

Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da SIDA (APECS)By The BookCarmo's Residence - Art ApartmentsConsulped - Consultórios de Pediatria e da FamíliaGreen Breeze - Discover the seasideiavirtual - aplicações interativasLACPEDI - Liga de Apoio Comunitário em prol do Estudo das Doenças InfecciosasLiga dos Amigos do Hospital de São Bernardo, LAHSB-CHS
LASAOrdem dos MédicosSociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos (SOPEAM)Sociedade Portuguesa de Medicina Interna: SPMISociedade Portuguesa de Medicina do Viajante (SPMV)sYnapsis