Notícias

Divulgação Científica

 

4º Debate Covid-19: Questões Éticas em tempos de Pandemia – Dia 5 de Maio

4º Debate Covid-19: Questões Éticas em tempos de Pandemia - Dia 5 de Maio

4º DEBATE – CONVIDADO: Pedro Póvoa

O NEBio ( Núcleo de Estudos de Bioética da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna) está a promover um ciclo de 5 debates, nos quais serão discutidas questões éticas em tempo de Pandemia pelo Covid-19.

No dia 5 de Maio, 3ª feira, das 21h30 ás 22h00, realizamos o 4ª debate.

Convidado: Pedro Póvoa
Internista e Intensivista no Hospital de S. Francisco Xavier
Prof Associada na Universidade Nova de Lisboa

Temas em Destaque:

Uma visão ética da pandemia por COVID 19

  • Em que é que a pandemia influencia a decisão do Intensivistas no acesso dos doentes aos cuidados Intensivos; ou as decisões dos Intensivistas Portugueses, nesta crise, regeram-se pelos mesmo princípios com que decidem o internamento em cuidados intensivos todos os Invernos?
  • Ética da experimentação em contexto de pandemia onde é que as necessidades ultrapassam a legitimidade. A resposta eficaz em todas as situações de urgência depende de 3 pontos:
    1. Reconhecimento precoce que inclui estratificação de gravidade;
    2. Prevenção das disfunções e suporte dos órgãos em falência;
    3. Tratamento da causa – que devemos fazer quando não conhecemos o tratamento da causa;
  • A diferença entre inovar e não ter memória do passado em todas as situações em que os médicos se confrontam com a impotência de curar a doença têm a tentação de procurar alternativas, algumas com provas dadas de que não funcionaram em situações parecidas – que limites éticos são exigíveis nestes casos.

O link para visualização do debate é https://www.spmi.pt/debates-covid-19-questoes-eticas-em-tempos-de-pandemia/.

MAIS INFORMAÇÕES »

 

Outros artigos em Divulgação Científica:

28º CNMI – Submissão de trabalhos até 30 de Maio

28º CNMI – Submissão de trabalhos até 30 de Maio

O 28º Congresso Nacional de Medicina vai realizar-se de 2 a 5 de outubro 2022, no Centro de Congressos do Algarve, em Vilamoura, com a organização a cargo do Serviço de Medicina Interna do Hospital da Figueira da Foz. Este ano voltaremos a ter o Congresso em formato Híbrido, com inscrições presenciais e online. A submissão de trabalhos é até dia 30 de Maio 2022

Curso Dor Crónica Presencial – Inscrições Abertas

Curso Dor Crónica Presencial – Inscrições Abertas

O curso Dor Crónica realiza-se nos dias 3 e 4 de Junho de 2022, em Aveiro. Nesta edição, por ser presencial, teremos dois dias de partilha de conteúdos, de análise de casos clínicos, esclarecimentos e muito mais.

Curso Novas Tecnologias ao Serviço da Pessoa com Diabetes – Inscrições Abertas

Curso Novas Tecnologias ao Serviço da Pessoa com Diabetes – Inscrições Abertas

No mundo digital e tecnológico em que vivemos, o desafio de adaptação é diário. Sentimos que todos os dias a tecnologia avança e é fundamental acompanhar esta evolução para podermos usufruir de tudo o que nos é disponibilizado. Este curso vai de encontro ao que de mais recente existe relativamente a meios digitais e dispositivos médicos ao serviço dos profissionais de saúde mas principalmente da pessoa com diabetes.

Apoios/Parcerias:

Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da SIDA (APECS)By The BookCarmo's Residence - Art ApartmentsConsulped - Consultórios de Pediatria e da Famíliaideiavirtual - aplicações interativasLACPEDI - Liga de Apoio Comunitário em prol do Estudo das Doenças InfecciosasLiga dos Amigos do Hospital de São Bernardo, LAHSB-CHS
LASAOrdem dos MédicosSociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos (SOPEAM)Sociedade Portuguesa de Medicina Interna: SPMISociedade Portuguesa de Medicina do Viajante (SPMV)sYnapsis