Notícias

Divulgação Científica

 

NEMPal: Recomendações clínicas para o controlo sintomático de doentes com COVID-19

NEMPal: Recomendações clínicas para o controlo sintomático de doentes com COVID-19

O Núcleo de Estudos de Medicina Paliativa (NEMPal) da SPMI, em colaboração com o Grupo de Trabalho de Cuidados de Suporte e Paliativos da Sociedade Portuguesa de Oncologia e a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP), adaptou à realidade Portuguesa recomendações clínicas para o controlo sintomático de doentes com COVID-19 (duas páginas), desenvolvidas por colegas do Instituto Cicely Saunders do King’s College London, publicadas esta semana no European Respiratory Journal (https://erj.ersjournals.com/content/early/2020/04/07/13993003.00815-2020?cct=2283).

Associadas a estas orientações, foram também adaptados à realidade Portuguesa dois folhetos informativos dirigidos a doentes internados com COVID-19 e às suas famílias/amigos, com a colaboração de profissionais das Equipas de Apoio Psicossocial (EAPS) do Programa Humaniza – Apoio Integral a Pessoas com Doenças Avançadas, da Fundação “la Caixa”.

Encontram os três recursos nos links em baixo. Pedimos a vossa melhor colaboração para divulgarem entre os colegas nas vossas instituições e parceiros que cuidam ou possam vir a cuidar de doentes com COVID-19 e suas famílias.

Esperamos que mais pessoas sejam melhor tratadas e cuidadas com estes recursos.

  • Recomendações clínicas para o controlo sintomático de doentes com COVID-19 – AQUI
  • Folheto informativo para familiares/amigos de pessoas internadas no hospital com COVID-19 – AQUI
  • Folheto Informativo para doentes com COVID-19 internados no hospital – AQUI

Fonte:
Elga Freire

Coordenadora do NEMPal

SPMI – Sociedade Portuguesa de Medicina Interna

Outros artigos em Divulgação Científica:

Curso Avançado de Formadores de Internato Médico

Curso Avançado de Formadores de Internato Médico

A Ordem dos Médicos – Região do Sul desenvolveu um projeto inovador, em parceria com formadores experientes das Universidades e Escolas comprometidas com a qualificação dos Médicos portugueses. O Curso Avançado de Formadores de Internato Médico (CAF-IM) começa a 23 de setembro, em e-learning, e tem 114 horas de de formação.

VII Reunião Anual do Núcleo de Estudos de Doença Vascular Pulmonar

VII Reunião Anual do Núcleo de Estudos de Doença Vascular Pulmonar

O Núcleo de Estudos de Doença Vascular Pulmonar da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna vai realizar a sua VII Reunião Anual no dia 22 de outubro de 2022, no Hotel Holiday Inn Porto Gaia. Este evento científico destina-se a todos os internistas interessados na área do Tromboembolismo Venoso e da Hipertensão Pulmonar.

Curso Orientadores de Formação em Medicina Interna – Inscrições Abertas

Curso Orientadores de Formação em Medicina Interna – Inscrições Abertas

O Curso Orientadores de Formação em Medicina Interna está agendado para dia 4 de Novembro de 2022 no Porto. O Curso é em formato b-learning! As inscrições estão abertas! Inserido no Projeto do AOFMI – Ano do Orientador de Formação, que irá decorrer ao longo de 2022, o Curso de Orientadores de Formação terá um formato inovador em modelo b-learning.

Apoios/Parcerias:

Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da SIDA (APECS)By The BookCarmo's Residence - Art ApartmentsConsulped - Consultórios de Pediatria e da Famíliaideiavirtual - aplicações interativasLACPEDI - Liga de Apoio Comunitário em prol do Estudo das Doenças InfecciosasLiga dos Amigos do Hospital de São Bernardo, LAHSB-CHS
LASAOrdem dos MédicosSociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos (SOPEAM)Sociedade Portuguesa de Medicina Interna: SPMISociedade Portuguesa de Medicina do Viajante (SPMV)sYnapsis