Notícias

Divulgação Científica

3º Debate Covid-19: Questões Éticas em tempos de Pandemia – Dia 30 de Abril

3º Debate Covid-19: Questões Éticas em tempos de Pandemia - Dia 30 de Abril

3º DEBATE – CONVIDADO: Rui Carneiro

O NEBio ( Núcleo de Estudos de Bioética da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna) está a promover um ciclo de 5 debates, nos quais serão discutidas questões éticas em tempo de Pandemia pelo Covid-19.

O link para visualização do debate é https://www.spmi.pt/debates-covid-19-questoes-eticas-em-tempos-de-pandemia/.

5ªfeira – 30 de Abril – Das 21h30 às 22h00

Convidado: Rui Carneiro
Internista e coordenador da equipa de Suporte, Acompanhamento e Paliação no Hospital da Luz Arrábida

Temas em Destaque:

Uma visão ética da pandemia por COVID 19

  • A pandemia revelou /exacerbou a condição dos mais vulneráveis. Não é surpresa ver as dificuldades porque passam os mais frágeis em situação de crise sanitária como acontece em todos os invernos e picos de calor no verão. Mas a dimensão da pandemia pelo COVI 19 destapou subitamente situações que estavam camufladas ou não estavam à vista dos media;
  • A individualização do cuidar em tempos de pandemia – a limitação de recursos e a institucionalização limitam frequentemente a capacidade de cuidar de cada pessoa de forma personalizada;
  • A deliberação e a decisão clínica, assumidas em tempo oportuno e com o envolvimento do próprio e das pessoas que lhe são significativas maximiza a probabilidade de se tomarem, a cada momento, as melhores decisões. Momentos como o que vivemos contribuem para aprofundar essa reflexão.
  • Em que é que a decisão clínica é afetada pelas condições pandémicas. Por definição as pessoas com situação mais complexa, mais dependente e com mais comorbilidades são as que ficam em condição ainda mais vulnerável.

‌MAIS INFORMAÇÕES »

 

Outros artigos em Divulgação Científica:

Curso Avançado de Formadores de Internato Médico

Curso Avançado de Formadores de Internato Médico

A Ordem dos Médicos – Região do Sul desenvolveu um projeto inovador, em parceria com formadores experientes das Universidades e Escolas comprometidas com a qualificação dos Médicos portugueses. O Curso Avançado de Formadores de Internato Médico (CAF-IM) começa a 23 de setembro, em e-learning, e tem 114 horas de de formação.

VII Reunião Anual do Núcleo de Estudos de Doença Vascular Pulmonar

VII Reunião Anual do Núcleo de Estudos de Doença Vascular Pulmonar

O Núcleo de Estudos de Doença Vascular Pulmonar da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna vai realizar a sua VII Reunião Anual no dia 22 de outubro de 2022, no Hotel Holiday Inn Porto Gaia. Este evento científico destina-se a todos os internistas interessados na área do Tromboembolismo Venoso e da Hipertensão Pulmonar.

Curso Orientadores de Formação em Medicina Interna – Inscrições Abertas

Curso Orientadores de Formação em Medicina Interna – Inscrições Abertas

O Curso Orientadores de Formação em Medicina Interna está agendado para dia 4 de Novembro de 2022 no Porto. O Curso é em formato b-learning! As inscrições estão abertas! Inserido no Projeto do AOFMI – Ano do Orientador de Formação, que irá decorrer ao longo de 2022, o Curso de Orientadores de Formação terá um formato inovador em modelo b-learning.

Apoios/Parcerias:

Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da SIDA (APECS)By The BookCarmo's Residence - Art ApartmentsConsulped - Consultórios de Pediatria e da Famíliaideiavirtual - aplicações interativasLACPEDI - Liga de Apoio Comunitário em prol do Estudo das Doenças InfecciosasLiga dos Amigos do Hospital de São Bernardo, LAHSB-CHS
LASAOrdem dos MédicosSociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos (SOPEAM)Sociedade Portuguesa de Medicina Interna: SPMISociedade Portuguesa de Medicina do Viajante (SPMV)sYnapsis