Notícias
Divulgação CulturalMesa-redonda | António Hespanha – fazer e desfazer a História | 11 fev. | 17h30 | BNP

António Hespanha – fazer e desfazer a História
MESA-REDONDA | 11 fev. ’20 | 17h30 | Auditório | Entrada livre
A revista Práticas da História – Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past organiza uma mesa-redonda em torno do legado historiográfico de António Hespanha, por ocasião da publicação do seu mais recente número, no qual se inclui o dossier «António Hespanha – Fazer e Desfazer a História». A mesa-redonda conta com a participação de Tomás Vallera, Tiago Ribeiro e Giovanni Damele, que contribuíram para o referido dossier, e de Cristina Nogueira da Silva.
Cristina Nogueira da Silva é professora na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, Giovanni Damele é professor na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Tiago Ribeiro é investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Tomás Vallera é investigador do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Organização: Práticas da História – Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past
Apoio: IHC | CHAM | FCT
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:

CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras – A função primordial do ciclo sono-vigília na Arquipatologia | 22 set. ’25 | 14h30
Na Arquipatologia (1614), Montalto, seguindo a tradição hipocrática-galénica, assume o valor terapêutico do sono. No entanto, o mais interessante, a este respeito, é que Montalto debate longamente a natureza e significado do ciclo sono-vigília, no início do tratado X, como introdução ao estudo do coma e das “afeções letárgicas” em geral

Exposição de Pintura – “INSPIRAÇÕES e ABSTRAÇÕES” – CONCEIÇÃO TELHADO – CONCHA
Conceição Telhado – “CONCHA” é natural de Lisboa (1951), onde vive. Desde criança o desenho e a pintura fizeram parte do seu mundo. Na altura da escolha de profissão, hesitou entre a Arquitectura e a Medicina, tendo sido a última a preferida, tendo-se especializado em Obstetrícia e Ginecologia, o que lhe proporcionou enorme realização profissional e pessoal

Jantar/Palestra, no dia 11 de Setembro às 20.00 no Hotel Mélia em Setúbal com o tema: “UM PROJETO CULTURAL PARA A REGIÃO E A CIDADE, A PROPÓSITO DA RELAÇÃO ENTRE O JAPÃO E OS REINOS IBÉRICOS”
As inscrições deverão ser feitas até ao dia 4 de setembro para: CARLOS GUERREIRO (Secretário) ou EDUARDO CORREIA (Presidente)

CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras – Amor, força, ordem: Leibniz e o legado do Renascimento | 18 jul.’25 | 14h30
Questionando e confrontando o excessivo modernismo do seu tempo, materializado numa ciência sectária e dogmática, G.W. Leibniz avança com o seu projeto reformador para uma nova ciência. Não obstante a compreensão do mundo ser feita em função do espírito inovador da altura, considera-se a pluralidade de contributos do passado.