Notícias
Divulgação Cultural
Bolsas de investigação FLAD/BNP 2020 | Candidaturas até 15 abril
Bolsas de investigação de curta duração FLAD / BNP 2020
A Biblioteca Nacional de Portugal desenvolve, em parceria com a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, um programa de bolsas de investigação de curta duração.
O programa visa apoiar a investigação em temas de cultura portuguesa com base nas coleções da Biblioteca Nacional de Portugal e destina-se a investigadores com vínculo a instituições de ensino ou de investigação norte americanas.
As bolsas concedidas em 2020 terão uma duração mínima de um (1) mês e máxima de três (3) meses. Cada bolseiro terá direito ao reembolso de uma viagem aérea de ida e volta entre os EUA e Portugal, até ao limite de € 750 (setecentos e cinquenta Euros), mediante apresentação do respetivo comprovativo de pagamento, bem como a um subsídio mensal de € 1400 (mil e quatrocentos Euros).
As candidaturas são apreciadas por uma comissão conjunta de representantes da BNP e da FLAD.
O prazo de candidatura decorre até 15 de abril de 2020. Os candidatos serão notificados do resultado até 30 de abril.
Para mais informação ver o REGULAMENTO.
As candidaturas devem ser apresentadas no FORMULÁRIO próprio, a que deve ser anexado curriculum vitae, o plano de investigação a realizar e período pretendido, o comprovativo da instituição à qual o candidato se encontra vinculado e cartas de referência abonatórias.
Short-Term Research Grants FLAD / BNP 2020
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
CONCERTO | 2.º Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 18 jan. ’25 | 11h00 | Átrio do Anfiteatro
O MPMP dá início a um novo ciclo do seu projeto pedagógico, dedicado aos mais novos e às suas famílias. Estes concertos, em ambiente descontraído, propõem um momento de descoberta, aproximação e encontro entre música, compositores, intérpretes e famílias (ou pequenos ouvintes)
COLÓQUIO | A Mensagem de Fernando Pessoa: Leituras Filosóficas. Nos 90 anos do livro Mensagem (1934-2024) | 9 dez. ’24 | 09h40 | Auditório
No âmbito da comemoração dos 90 anos da publicação do livro Mensagem de Fernando Pessoa (1934), o presente colóquio pretende abrir um espaço de diálogo em torno da dimensão filosófica desta obra épico-lírica pessoana, tendo em vista uma perspetiva universalista do texto
CONVERSA | Sovietes, Judeus e Poetas. Uma Conversa com o historiador Yuri Slezkine | 5 dez. ’24 | 18h00 | Sala de Formação
Yuri Slezkine foi durante vários anos professor na Universidade de Berkeley, em cuja escola de estudos pós-graduados continua a ensinar. Os seus trabalhos tornaram-se uma referência fundamental para quem estuda a história do comunismo.
MOSTRA | Bartolomeu de Gusmão: um cientista polémico | Inauguração – 28 nov. ’24 | 18h00 | Sala de Referência
Pretende-se com a presente exposição evocar o tricentenário da morte de Bartolomeu Lourenço de Gusmão. Nela são sublinhadas as múltiplas facetas que caracterizam a sua obra: o cientista, com particular realce para a invenção de um engenho de ar aquecido, mais leve do que o ar – a famosa “A Passarola” -, o historiador, o poeta, o orador sacro, o jurista, o académico, o bibliófilo e o assessor de D. João V