Notícias
Divulgação Cultural
Bolsas de investigação FLAD/BNP 2020 | Candidaturas até 15 abril

Bolsas de investigação de curta duração FLAD / BNP 2020
A Biblioteca Nacional de Portugal desenvolve, em parceria com a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, um programa de bolsas de investigação de curta duração.
O programa visa apoiar a investigação em temas de cultura portuguesa com base nas coleções da Biblioteca Nacional de Portugal e destina-se a investigadores com vínculo a instituições de ensino ou de investigação norte americanas.
As bolsas concedidas em 2020 terão uma duração mínima de um (1) mês e máxima de três (3) meses. Cada bolseiro terá direito ao reembolso de uma viagem aérea de ida e volta entre os EUA e Portugal, até ao limite de € 750 (setecentos e cinquenta Euros), mediante apresentação do respetivo comprovativo de pagamento, bem como a um subsídio mensal de € 1400 (mil e quatrocentos Euros).
As candidaturas são apreciadas por uma comissão conjunta de representantes da BNP e da FLAD.
O prazo de candidatura decorre até 15 de abril de 2020. Os candidatos serão notificados do resultado até 30 de abril.
Para mais informação ver o REGULAMENTO.
As candidaturas devem ser apresentadas no FORMULÁRIO próprio, a que deve ser anexado curriculum vitae, o plano de investigação a realizar e período pretendido, o comprovativo da instituição à qual o candidato se encontra vinculado e cartas de referência abonatórias.
Short-Term Research Grants FLAD / BNP 2020
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:

CONCERTO | 2.º Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 31 maio ’25 | 11h00 | Átrio do Anfiteatro
O 2.º Ciclo Benjamim é um conjunto de concertos comentados para famílias e inscreve-se no projeto educativo do MPMP. Trata-se de momentos musicais informais e descontraídos tendo em vista a fidelização de um público habitual.

CICLO DE CONFERÊNCIAS | “Orientalismo e Orientalistas na Historiografia da Literatura de Goa” | 28 maio ’25 | 17H30 | Auditório | Entrada livre
O ciclo de conferências Orientalistas de Língua Portuguesa a ter lugar na BNP entre março de 2025 e fevereiro de 2026 pretende abordar diferentes geografias e espaços, bem como temáticas sobre representações do Oriente na história e cultura portuguesas

Concerto de Primavera, 7 de junho 2025 – Paróquia de S. Sebastião
Em 7 de junho de 25, teremos o nosso concerto de Primavera com o organista Joao Santos do país e a categorizada Soprano Manuela Moniz. Para além da qualidade dos intérpretes temos uma novidade muito particular. João santos, irá tocar num órgão que deslocará de Leiria para o efeito designado por “Órgão Celésta Mustel sec. XVIII”.

ENCONTRO | Património Cultural, História e Artes no Brasil e em Portugal. Apresentação do IN2PAST Brasil | 16 maio | 14h30 | Auditório | Entrada livre
Após aprovação e financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, em 2022 nasceu em Portugal o Laboratório Associado IN2PAST (Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património Cultural, Artes, Sustentabilidade e Território). Em 2024, após aprovação e financiamento pelo Estado Brasileiro, foi criado o IN2PAST.BR