Notícias
Divulgação CulturalExposição | Sociedade das Nações (1920-1946): promessas e legados | 21 jan. | 18h00 | BNP
Sociedade das Nações (1920-1946): promessas e legados
EXPOSIÇÃO | 21 jan. ’20 | 18h00 | Mezzanine | Entrada livre / até 24 abr. ’20
Cem anos volvidos sobre a criação da Sociedade das Nações, que daria origem à Organização das Nações Unidas, o Instituto de História Contemporânea (NOVA FCSH) apresenta, a partir de uma ampla base documental e iconográfica, uma exposição que procura proporcionar uma visão internacional e transnacional da instituição, focando também o envolvimento de personalidades portuguesas, tanto as oficiais (políticos e diplomatas), como as da sociedade civil (desde médicos a juízes, a jornalistas e professores universitários), na sua história.
Estabelecida no rescaldo da I Guerra Mundial, aquando da elaboração do Tratado de Versalhes, a Sociedade das Nações constituiu-se como uma primeira tentativa de dotar a sociedade internacional de um mecanismo de segurança coletiva que pudesse evitar uma catástrofe como a que teve lugar entre 1914 e 1918, ao mesmo tempo que encorajava a procura de respostas concertadas para problemas globais.
A sua vigência foi acidentada, não tendo conseguido prevenir uma nova conflagração mundial em 1939. Mas a utopia que a animou – fazer com que as relações internacionais não ficassem reféns da lei do mais forte – continuou a inspirar reformadores e líderes visionários, sendo retomada em 1945, no momento de instituir a Organização das Nações Unidas.
Coordenação: Pedro Aires Oliveira (IHC-NOVA FCSH)
Curadoria Científica: Aurora Almada e Santos (IHC-NOVA FCSH), Bruno Cardoso Reis (ISCTE-IUL), Cláudia Ninhos (IHC-NOVA FCSH), Cristina Rodrigues (IHC-NOVA FCSH), Helena Pinto Janeiro (IDI-MNE e IHC-NOVA FCSH), Quintino Lopes (IHC-NOVA FCSH), Pedro Aires Oliveira, Yvette Santos (IHC-NOVA FCSH)
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
COLÓQUIO INTERNACIONAL | Sob o Signo de Camões. Cânones e Heterodoxias | 10 nov. ’25 | 09h30 | Auditório | Entrada livre
O Colóquio Internacional Sob o Signo de Camões: Cânones e Heterodoxias abordará a obra camoniana do ponto de vista de temas menos habituais ou conhecidos, a sua «receção» em autores não portugueses, seja na forma de citações, traduções e homenagens, ou bem na forma de controvérsias e desvios
CONCERTO | 3.º Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 8 nov. ’25 | 11h00 | Átrio do Anfiteatro | Entrada livre
O 3.º Ciclo Benjamim é um conjunto de concertos comentados para famílias e inscreve-se no projeto educativo do MPMP. Trata-se de momentos musicais informais e descontraídos tendo em vista a fidelização de um público habitual. Sempre aos sábados, sempre às 11h00.
Exposição GAZA era… – PEDRO MIGUEIS
A Galeria do ACMP, apresenta os recentes trabalhos de Pedro Migueis, onde este médico pintor aborda o dramatismo violento e as repercussões sociais de um conflito armado, GAZA, num ambiente de genocídio e sofrimento do povo palestiniano.
CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras – O desmentido do colonialismo na cultura portuguesa (…) | 27 out. ’25 | 14h30
Articulando filosofia do cinema e psicanálise lacaniana, coloca-se a hipótese de o discurso do colonialismo permanecer na estrutura inconsciente do circuito do capitalista e do fantasma do colonialismo, através do desmentido, mantendo-se inconsciente e activo na cultura portuguesa.













