Notícias
Divulgação CulturalCiclo de Conversas | Foto-histórias da História – Lisboa na fotografia impressa | 22 out. | 17h30 | BNP
Foto-histórias da História
Lisboa na fotografia impressa,
por Paula André
CICLO DE CONVERSAS | 22 out. ´19 | 17h30 | Sala Multimédia | Entrada livre
As temáticas do ciclo Foto-histórias da História, organizado por Filomena Serra (IHA – FCSH/NOVA), estão relacionadas com a exposição Fotografia Impressa e Propaganda visual em Portugal (1934-1974), patente na BNP de 20 de maio a 30 de agosto de 2019, e enquadram-se no projeto «Fotografia Impressa. Imagem e Propaganda em Portugal (1934-1974)», financiado pela FCT e desenvolvido no IHA (FCSH/NOVA) e no DINÂMIA-IUL (ISCTE-IUL).
Durante o Estado Novo português as «Arquiteturas» de Lisboa foram captadas, editadas e exibidas pelas imagens fotográficas que exaltavam e popularizavam o progresso e o passado, tornando-os acessíveis aos portugueses e estrangeiros, montando um universo estético reconhecível de Lisboa como Pais(agem). A análise em torno da modernização da capital, documentada em filmes, em exposições e em publicações permite revelar uma cultura arquitetónica e ideológica.
Paula André é doutorada em Arquitetura pelo ISCTE-IUL e mestre em História da Arte pela NOVA/FCSH. É professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo do ISCTE-IUL; coordenadora da Área Científica de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo; docente no Mestrado Integrado em Arquitetura, no Doutoramento em Arquitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos e no Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura. É também investigadora integrada do Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território – DINÂMIA’CET-IUL, onde coordena a Linha Temática «Imagens das Realizações Materiais» do Projeto FCT «Fotografia Impressa. Imagem e Propaganda em Portugal (1934-1974)» – PTDC/CPC-HAT/4533/2014. Coordena o «Laboratório Colaborativo Dinâmicas Urbanas, Património, Artes. Seminário de Investigação, Ensino e Difusão», em parceria com Paulo Simões Rodrigues (Universidade de Évora), Margarida Brito Alves (NOVA), Miguel Reimão Costa (Universidade do Algarve) e Sérgio Martin Blas e Nieves Mestre (Universidad Politecnica de Madrid).
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:
CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras | Imaginação, simulação e ficção: o que nos dizem sobre a realidade? | 30 mar. ’26 | 14H30
Adelino Cardoso e Nuno Miguel Proença coordenam “Ciência e Cultura – Quebrar Fronteiras”, um ciclo de seminários pluridisciplinar, que visa criar um espaço de debate e partilha de conhecimento e de experiências oriundos de investigações em curso, desenvolvidas por investigadores de diferentes áreas e em diferentes fases do seu percurso.
LANÇAMENTO | Meditar com Fernando Pessoa | 26 mar. ’26 | 18h00 | Auditório | Entrada livre
Um guia simples e profundo para encontrar equilíbrio, clareza e presença através da poesia de um dos maiores génios da língua portuguesa.
CONCERTO | 3.º Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 14 mar. ’26 | 11H00 | Átrio do Anfiteatro | Entrada livre
O 3.º Ciclo Benjamim é um conjunto de concertos comentados para famílias e inscreve-se no projeto educativo do MPMP. Trata-se de momentos musicais informais e descontraídos tendo em vista a fidelização de um público habitual. Sempre aos sábados, sempre às 11h00.
Exposição – AURORA SUBTERRÂNEA de Isabel Loureiro – pintura e instalação
A galeria do ACMP EspaçodArtes, apresenta a exposição AURORA SUBTERRÂNEA de ISABEL LOUREIRO na qual a artista recria com pintura e instalação, a continuidade dum encontro entre matéria, tensão e gesto, numa estética da metamorfose.













