Notícias
Divulgação CulturalWorld Doctors Orchestra – Ainda há bilhetes para a estreia em Portugal

A Ordem dos Médicos patrocina esta iniciativa, tal como apoiou desde a primeira hora o povo de Moçambique e, em especial, da Beira, através de equipas médicas que têm estado no terreno e na angariação de fundos e equipamentos necessários para a reconstrução de serviços e estruturas hospitalares. Porque tal como o bastonário, Miguel Guimarães, afirma “a natureza intrínseca da profissão e o espírito de missão da Ordem dos Médicos passa precisamente por poder contribuir para a defesa da saúde das populações. Não é possível ficar indiferente a causas como esta”.
Desde a sua fundação, em 2008, a WDO já angariou mais de um milhão de euros a favor de instituições de beneficência, dentro do seu objetivo de utilizar a linguagem universal da música como veículo de ajuda aos mais carenciados.
Este mês, mais de 100 médicos irão novamente trocar a bata por um fato de gala, e o bisturi dará lugar à batuta, em dois eventos que irão juntar no palco médicos de todo o mundo.
Desta vez, pelas mãos da organização não governamental Health4Moz, as receitas irão reverter para a reconstrução do Hospital Central da Beira, profundamente destruído pelo ciclone Idai, em Março de 2019.
Contamos consigo, pelas 21h00, dia 20 de setembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, ou dia 21 de setembro, na Casa da Música, no Porto.
Saiba onde comprar os bilhetes e mais sobre estes eventos em wdoportugal.pt.
Venha, e escute a melodia da saúde.
Outros artigos em Divulgação Cultural:

CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras – A função primordial do ciclo sono-vigília na Arquipatologia | 22 set. ’25 | 14h30
Na Arquipatologia (1614), Montalto, seguindo a tradição hipocrática-galénica, assume o valor terapêutico do sono. No entanto, o mais interessante, a este respeito, é que Montalto debate longamente a natureza e significado do ciclo sono-vigília, no início do tratado X, como introdução ao estudo do coma e das “afeções letárgicas” em geral

Exposição de Pintura – “INSPIRAÇÕES e ABSTRAÇÕES” – CONCEIÇÃO TELHADO – CONCHA
Conceição Telhado – “CONCHA” é natural de Lisboa (1951), onde vive. Desde criança o desenho e a pintura fizeram parte do seu mundo. Na altura da escolha de profissão, hesitou entre a Arquitectura e a Medicina, tendo sido a última a preferida, tendo-se especializado em Obstetrícia e Ginecologia, o que lhe proporcionou enorme realização profissional e pessoal

Jantar/Palestra, no dia 11 de Setembro às 20.00 no Hotel Mélia em Setúbal com o tema: “UM PROJETO CULTURAL PARA A REGIÃO E A CIDADE, A PROPÓSITO DA RELAÇÃO ENTRE O JAPÃO E OS REINOS IBÉRICOS”
As inscrições deverão ser feitas até ao dia 4 de setembro para: CARLOS GUERREIRO (Secretário) ou EDUARDO CORREIA (Presidente)

CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras – Amor, força, ordem: Leibniz e o legado do Renascimento | 18 jul.’25 | 14h30
Questionando e confrontando o excessivo modernismo do seu tempo, materializado numa ciência sectária e dogmática, G.W. Leibniz avança com o seu projeto reformador para uma nova ciência. Não obstante a compreensão do mundo ser feita em função do espírito inovador da altura, considera-se a pluralidade de contributos do passado.