Notícias

Divulgação Científica

22º Congresso Nacional da Ordem dos Médicos – “O Médico Líder na Saúde e na Sociedade”

22º Congresso Nacional da Ordem dos Médicos - “O Médico Líder na Saúde e na Sociedade”
22º Congresso Nacional da Ordem dos Médicos - “O Médico Líder na Saúde e na Sociedade”

O 22º Congresso Nacional da Ordem dos Médicos vai ter lugar esta semana entre os dias 26 e 28 de setembro, no Centro de Cultura e Congressos da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos..

Este Congresso Nacional acontece nos 40 anos do SNS e nos 50 anos dos Internatos Médicos tal como hoje os conhecemos. A 20 de julho fez 50 anos que o Homem pisou pela primeira vez a Lua e que o Prof. Doutor Linhares Furtado fez o primeiro transplante renal em Portugal. Momentos em que a aliança entre a Ciência e a Liderança fizeram a diferença.

“O Médico Líder na Saúde e na Sociedade” procura relevar e debater o papel essencial que os médicos têm tido no caminho que temos percorrido de forma notável, seja na construção do SNS como de outros setores, seja na capacidade que os médicos portugueses demonstraram em acompanhar o desenvolvimento da Nova Medicina, procurando integrar a inovação tecnológica e terapêutica com a essência do humanismo subjacente à relação médico-doente. E os indicadores de saúde e resultados clínicos conhecidos constituem a imagem da qualidade e liderança médica na saúde dos portugueses.

A qualidade da medicina e dos médicos tem por suporte essencial a liderança clínica, a formação e a ética. Mas é fundamental reforçar o nosso papel na Saúde e na Sociedade, com uma visão estratégica que envolva as várias dimensões do Ser Médico hoje. Da clínica à gestão, passando pela investigação, os médicos têm deixado um legado na sociedade, que ultrapassa a própria profissão. A literatura, a pintura, a escultura, a fotografia, a música, o teatro, o desporto e tantas outras atividades relacionadas com a arte, existem na vida de muitos médicos que insistem em preservar a apetência invulgar pelo conhecimento e pela cultura. E honram a frase celebrada por Abel Salazar “O médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Este é um momento especial para se fazer uma reflexão sobre a liderança médica na saúde e na sociedade, em conjunto com uma equipa notável de palestrantes que nos irão desafiar a pensar na liderança hoje e no futuro.

Contamos com a inscrição de todos para enriquecer o programa que preparámos. Garanta a sua presença AQUI.

 

Outros artigos em Divulgação Científica:
O papel da Saúde Pública em situações de catástrofes

O papel da Saúde Pública em situações de catástrofes

Conselho Sub-regional de Lisboa Cidade e Conselho Sub-regional de Grande Lisboa da Ordem dos Médicos promovem no dia 10 de outubro (quinta-feira) uma sessão sobre o papel da saúde pública, no Auditório Coriolano Ferreira, na Escola Nacional de Saúde Pública, às 17h

Apoios/Parcerias:

Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da SIDA (APECS)By The BookCarmo's Residence - Art ApartmentsConsulped - Consultórios de Pediatria e da Famíliaideiavirtual - aplicações interativasLACPEDI - Liga de Apoio Comunitário em prol do Estudo das Doenças InfecciosasLiga dos Amigos do Hospital de São Bernardo, LAHSB-CHS
LASAOrdem dos MédicosSociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos (SOPEAM)Sociedade Portuguesa de Medicina Interna: SPMISociedade Portuguesa de Medicina do Viajante (SPMV)sYnapsis