Notícias
Divulgação CulturalRecital | Quarteto Belém e Bernardo Santos | 6 ago. | 16h00 | BNP

Quarteto Belém e Bernardo Santos | Música de Câmara
RECITAL | 6 ago. ´19 | 16h00 | Átrio do Anfiteatro | Entrada livre
Programa
E. Granados | Quinteto em Sol menor
I. Allegro
II. Allegretto quasi Andantino
III. Molto Presto
A. Dvorak
I. Allegro, ma non tanto
II. Dumka
III. Scherzo (Furiant)
IV. FinaleBernardo Santos
Fábio Santos, violino
Renan Cardoso, violino
Haroldo Correia, viola d’arco
Bruno Valente, violoncelo
Bernardo Santos, piano
O Quarteto Belém e o pianista português Bernardo Santos partilharam o palco pela primeira vez em março de 2019, em Belém, apresentando repertório para quinteto com piano. Todos os músicos do Quarteto Belém integram a Orquestra Sinfónica do Theatro da Paz, sendo estes o violinista Fábio Santos (concertino da OSTP), o violinista Renan Cardoso (também maestro assistente da Orquestra Jovem Vale Música), o violetista Haroldo Correia da Fonseca (chefe de naipe da OSTP) e o violoncelista Bruno Valente (chefe de naipe da OSTP), sendo estes músicos também professores no Projeto Vale Música da Fundação Amazónica de Música. O pianista Bernardo Santos encontra-se a frequentar o doutoramento em performance na Universidade de Aveiro, sendo formado por esta instituição, o Conservatório do Liceu (Barcelona) e o Trinity Laban Conservatoire of Music and Dance (Londres).
Este quinteto luso-brasileiro visa a apresentação regular em concerto de repertório para quinteto com piano, procurando explorar a vasta diversidade de obras que existem para esta formação camerística. Apesar da sua recente criação, esta parceria entre o Quarteto Belém e o pianista Bernardo Santos conta já com convites para festivais internacionais de música de câmara.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:

“O Nariz” de Nikolai Gogol
Esta sátira, escrita por Gogol, durante uma estadia em São Petersburgo, é uma obra que pretende criticar a burocracia czarista, do século XIX, com humor mordaz e ecos da sua própria insegurança física.

ANTESTREIA DA SÉRIE DOCUMENTAL | Mestres e Lusitanos | Episódio 6 – João Domingos Bomtempo | 8 jul. ’25 | 17h30 | Auditório
No ano em que se comemoram os 250 anos do nascimento de João Domingos Bomtempo (1775-1842), a série documental Mestres e Sons Lusitanos apresenta, em antestreia, o documentário sobre o compositor que revolucionou a atividade artística e o ensino da música em Portugal, nas primeiras décadas do século XIX.

CONCERTO | 2.º Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 28 jun. ’25 | 11h00 | Átrio do Anfiteatro
O 2.º Ciclo Benjamim é um conjunto de concertos comentados para famílias e inscreve-se no projeto educativo do MPMP. Trata-se de momentos musicais informais e descontraídos tendo em vista a fidelização de um público habitual. Sempre aos sábados, sempre às 11h00.

CICLO DE CONFERÊNCIAS | Orientalistas de língua portuguesa | 24 jun. ’25 | 17H30 | Auditório
O ciclo de conferências Orientalistas de Língua Portuguesa a ter lugar na BNP entre março de 2025 e fevereiro de 2026 pretende abordar diferentes geografias e espaços, bem como temáticas sobre representações do Oriente na história e cultura portuguesas