Notícias
Divulgação CulturalA Redondeza da Terra e Outras Histórias da Ciência e da Cartografia | LANÇAMENTO

CONVITE
As coordenadoras, o Público e a Gradiva têm o prazer de convidar para a sessão de lançamento do livro
A Redondeza da Terra e Outras Histórias da Ciência e da Cartografia de Teresa Firmino e Alexandrina Carvalho (coord.)
Um livro que traz um olhar inédito sobre a ciência que se fez em Portugal.
A sessão de debate em torno do livro terá lugar no dia 2 de Maio, pelas 18h45m, no Auditório do Público, no Edifício Diogo Cão, na Doca de Alcântara Norte, em Lisboa.
Intervenções de Joaquim Alves Gaspar, investigador CIUHCT e responsável pela edição da série de artigos “Histórias da Ciência” da qual resulta este livro, do físico e divulgador de ciência Carlos Fiolhais e moderação de Teresa Firmino, editora de ciência do Público.
ENTRADA LIVRE
Outros artigos em Divulgação Cultural:

CONCERTO | 2.º Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 31 maio ’25 | 11h00 | Átrio do Anfiteatro
O 2.º Ciclo Benjamim é um conjunto de concertos comentados para famílias e inscreve-se no projeto educativo do MPMP. Trata-se de momentos musicais informais e descontraídos tendo em vista a fidelização de um público habitual.

CICLO DE CONFERÊNCIAS | “Orientalismo e Orientalistas na Historiografia da Literatura de Goa” | 28 maio ’25 | 17H30 | Auditório | Entrada livre
O ciclo de conferências Orientalistas de Língua Portuguesa a ter lugar na BNP entre março de 2025 e fevereiro de 2026 pretende abordar diferentes geografias e espaços, bem como temáticas sobre representações do Oriente na história e cultura portuguesas

Concerto de Primavera, 7 de junho 2025 – Paróquia de S. Sebastião
Em 7 de junho de 25, teremos o nosso concerto de Primavera com o organista Joao Santos do país e a categorizada Soprano Manuela Moniz. Para além da qualidade dos intérpretes temos uma novidade muito particular. João santos, irá tocar num órgão que deslocará de Leiria para o efeito designado por “Órgão Celésta Mustel sec. XVIII”.

ENCONTRO | Património Cultural, História e Artes no Brasil e em Portugal. Apresentação do IN2PAST Brasil | 16 maio | 14h30 | Auditório | Entrada livre
Após aprovação e financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, em 2022 nasceu em Portugal o Laboratório Associado IN2PAST (Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património Cultural, Artes, Sustentabilidade e Território). Em 2024, após aprovação e financiamento pelo Estado Brasileiro, foi criado o IN2PAST.BR