Notícias
Divulgação CulturalCONVITE | 28.02.19 | 19H00 | Encontro com o escritor Jean-Yves Loude | Instituto Francês de Portugal

Jean-Yves Loude foi desde sempre movido por uma dupla paixão: escrever para viajar e viajar para escrever. É etnólogo e autor de vários livros sobre o mundo lusófono editados, em França, pela editora Actes Sud. Entre eles destacamos Lisbonne, dans la ville noire, publicado em Portugal pela Dom Quixote, com o título Lisboa, na cidade negra. “Un cargo pour les Açores” é a sua obra mais recente, editada no final de 2018. Jean-Yves Loude regressa a Lisboa e teremos o enorme prazer de contar com a sua presença no Instituo Francês para uma conversa com o público.
Quinta-feira, 28 de fevereiro às 19h00
Instituto Francês de Portugal – Mediateca | Rua de Santos-o-Velho, 11 – Lisboa
Outros artigos em Divulgação Cultural:

ANTESTREIA DA SÉRIE DOCUMENTAL | Mestres e Lusitanos | Episódio 6 – João Domingos Bomtempo | 8 jul. ’25 | 17h30 | Auditório
No ano em que se comemoram os 250 anos do nascimento de João Domingos Bomtempo (1775-1842), a série documental Mestres e Sons Lusitanos apresenta, em antestreia, o documentário sobre o compositor que revolucionou a atividade artística e o ensino da música em Portugal, nas primeiras décadas do século XIX.

CONCERTO | 2.º Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 28 jun. ’25 | 11h00 | Átrio do Anfiteatro
O 2.º Ciclo Benjamim é um conjunto de concertos comentados para famílias e inscreve-se no projeto educativo do MPMP. Trata-se de momentos musicais informais e descontraídos tendo em vista a fidelização de um público habitual. Sempre aos sábados, sempre às 11h00.

CICLO DE CONFERÊNCIAS | Orientalistas de língua portuguesa | 24 jun. ’25 | 17H30 | Auditório
O ciclo de conferências Orientalistas de Língua Portuguesa a ter lugar na BNP entre março de 2025 e fevereiro de 2026 pretende abordar diferentes geografias e espaços, bem como temáticas sobre representações do Oriente na história e cultura portuguesas

CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras – O tédio e a cisão | 24 jun. ’25 | 14h30 | Sala de Formação
Partindo das leituras médicas e psiquiátricas do jovem Fernando Pessoa, a presente conferência procura fazer uma genealogia do tédio e da cisão em relação a si na obra pessoana.