Notícias
Divulgação CulturalConcerto | A Arte da Variação no Tempo de Francisco de Holanda | 16 fev. | 14h30 | BNP

A Arte da Variação no Tempo de Francisco de Holanda (1517-1584)
CONCERTO | 16 fev.’ 19 | 14h30 | Átrio principal | Entrada livre
Terminando as iniciativas comemorativas dos 500 anos do nascimento de Francisco de Holanda, homenageia-se esta figura incontornável do Renascimento com o concerto A Arte da Variação no Tempo de Francisco de Holanda (1517-1584), apresentado pelos Segréis de Lisboa, ao qual se segue a última visita guiada à exposição, pela comissária Sylvie Deswarte-Rosa (CNRS; IHRIM).
Programa
Pardeos bem andou Castella | Gil Vicente (fl. 1502-1536)
Galharda: «La Cara Cosa» | Anónimo
Por mayo era, por mayo | Anónimo
Recercada ottava (folia) | Diego Ortiz (c. 1500-c. 1570)
No vale das mais belas (vilancete) | Anónimo
Lo Ballo dell’Intorcia | António Valente (fl. 1576)
Mignone, allons voir si la rose | Pierre Ronsard (1524-1585) / Anónimo
Recercada settima (romanesca) | Diego Ortiz
Na fonte está Lianor (vilancete) | Luís de Camões / Anónimo
Serrana si vuestros ojos (folia) | Anónimo
Não tragais borzeguins pretos (vilancete) | Anónimo
Flow my tears | John Dowland (1563-1626) / Jacob van Eyck (1589-1655)
Lady Greenleeves | Anónimo
Green sleeves to a ground | Anónimo
Pastime with good company | Henrique VIII
Segréis de Lisboa (direção de Manuel Morais)
Ana Leonor Pereira, soprano e percussão
Pedro Couto Soares, flautas doce
Carmina Gonçalves, viola de arco contrabaxa
Manuel Morais, alaúde
Os Segréis de Lisboa interpretam música portuguesa e espanhola dos séculos XV ao XVIII. Fundado em 1972, pelo alaudista e musicólogo Manuel Morais, são o agrupamento português mais antigo que se dedicada à recuperação e divulgação da Música Antiga Ibérica, baseando-se numa interpretação historicamente informada. Tem realizado concertos pela Europa, Estados Unidos, Brasil, Extremo Oriente, Índia e Bolívia e gravou para a EMI/Valentim de Carvalho, Movieplay, Philips e Portugaler. Em 1996, foi distinguido com um Choc na Revista Le Monde de la Musique e, em 1991, foi agraciado com a Medalha de Mérito Cultural da Secretaria de Estado da Cultura.
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:

CICLO DE CONFERÊNCIAS | Orientalistas de língua portuguesa | O Orientalismo em questão | 15 abr. ’25 | 18h00 | Auditório
O ciclo de conferências Orientalistas de Língua Portuguesa a ter lugar na BNP entre março de 2025 e fevereiro de 2026 pretende abordar diferentes geografias e espaços, bem como temáticas sobre representações do Oriente na história e cultura portuguesas

III Jornadas de Arqueologia: candidaturas para comunicações e posters até 30 abril
Está a decorrer, até 30 de abril, o período para envio de propostas de comunicações e posters a apresentar nas III Jornadas Internacionais de Arqueologia. A iniciativa vai decorrer de 5 a 8 de junho, no Cine-Teatro S. João, em Palmela, com o tema “Coisas de Deleite e Fruição – Arqueologia dos Prazeres”
![CURSO | DE ADEN A HONG KONG: AS CIDADES QUE FIZERAM A ÁSIA [1500-1850]](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2025/04/orifeat.jpg)
CURSO | DE ADEN A HONG KONG: AS CIDADES QUE FIZERAM A ÁSIA [1500-1850]
Do Mar Vermelho ao Mar do Sul da China, o curso oferece uma visão da história da Ásia a partir de cidades portuárias cruciais nas relações com o Ocidente. Tecido social e urbano, função comercial, paisagem cultural, política e religião são alguns dos temas em análise.

CONVERSA/DEBATE | Conrad, a Literatura e a História | 2 abr. ’25 | 17h00 | Auditório | Entrada livre
Clara Rowland (NOVA FCSH), Joana Matos Frias (FLUL), Nuno Domingos (ICS-UL) e Rui Lopes (IHC – NOVA FCSH) discutem a obra de Joseph Conrad sob a perspetiva da literatura e da história. Este evento é promovido no âmbito de uma colaboração entre a BNP, a Cinemateca Portuguesa e o jornal Público.