Notícias
Divulgação CulturalLançamento CD | Alexandre Delgado – O doido e a morte | 13 nov. | 18h00 | BNP

Alexandre Delgado | O doido e a morte
LANÇAMENTO CD | 13 nov. ’18 | 18h00 | Auditório | Entrada livre
Encontro com o compositor
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Poderá o ouvinte deixar-se levar pelas explosivas ameaças do Sr. Milhões de Raul Brandão, pelo brilhante e corrosivo humor da música de Alexandre Delgado? O doido e a morte, escrita há vinte e cinco anos, é, de facto, uma das óperas portuguesas mais representadas nas últimas décadas e uma das mais bem recebidas pela crítica nacional e internacional. A gravação da presente edição discográfica realizou-se há quatro anos, com os cantores Carlos Guilherme, Luís Rodrigues, Susana Teixeira, o actor Miguel Martins e solistas da Orquestra Sinfónica Portuguesa, juntando-se ao alinhamento o registo histórico de Turbilhão, sobre poema de Mário de Sá-Carneiro, gravado em 1987 com o barítono Álvaro Malta e o Quarteto Portugália. Eis, pois, uma oportunidade imprescindível para redescobrir a ópera e para conversar directamente com o seu criador. | Produção: MPMP
MPMP, Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa
Fonte: bnportugal.pt

CICLO DE CONFERÊNCIAS | Orientalistas de língua portuguesa | O Orientalismo em questão | 15 abr. ’25 | 18h00 | Auditório
O ciclo de conferências Orientalistas de Língua Portuguesa a ter lugar na BNP entre março de 2025 e fevereiro de 2026 pretende abordar diferentes geografias e espaços, bem como temáticas sobre representações do Oriente na história e cultura portuguesas

III Jornadas de Arqueologia: candidaturas para comunicações e posters até 30 abril
Está a decorrer, até 30 de abril, o período para envio de propostas de comunicações e posters a apresentar nas III Jornadas Internacionais de Arqueologia. A iniciativa vai decorrer de 5 a 8 de junho, no Cine-Teatro S. João, em Palmela, com o tema “Coisas de Deleite e Fruição – Arqueologia dos Prazeres”
![CURSO | DE ADEN A HONG KONG: AS CIDADES QUE FIZERAM A ÁSIA [1500-1850]](https://www.josepocas.com/wp-content/uploads/2025/04/orifeat.jpg)
CURSO | DE ADEN A HONG KONG: AS CIDADES QUE FIZERAM A ÁSIA [1500-1850]
Do Mar Vermelho ao Mar do Sul da China, o curso oferece uma visão da história da Ásia a partir de cidades portuárias cruciais nas relações com o Ocidente. Tecido social e urbano, função comercial, paisagem cultural, política e religião são alguns dos temas em análise.

CONVERSA/DEBATE | Conrad, a Literatura e a História | 2 abr. ’25 | 17h00 | Auditório | Entrada livre
Clara Rowland (NOVA FCSH), Joana Matos Frias (FLUL), Nuno Domingos (ICS-UL) e Rui Lopes (IHC – NOVA FCSH) discutem a obra de Joseph Conrad sob a perspetiva da literatura e da história. Este evento é promovido no âmbito de uma colaboração entre a BNP, a Cinemateca Portuguesa e o jornal Público.