Notícias
DestaquesPrevenção das doenças infeciosas em Setúbal junta entidades de saúde e sociedade civil

Unir esforços entre os profissionais de saúde e a sociedade civil na prevenção das doenças infeciosas é o objetivo da Liga de Apoio Comunitário para o Estudo das Doenças Infeciosas (LACPEDI), segundo José Poças. O médico infeciologista é o presidente do Conselho Consultivo do projeto, que foi apresentado oficialmente dia 13 de setembro, em Setúbal.
De acordo com José Poças, a LACPEDI existe, legalmente, desde 16 de julho, mas a sua apresentação no dia 13 de setembro teve a sua razão de ser. “É uma Liga que envolve as entidades oficiais do setor da saúde mas também a sociedade civil, daí que se tivesse escolhido esta data por ser o Dia de Bocage e da Cidade de Setúbal e por anteceder o Dia Nacional do Serviço Nacional de Saúde (SNS), em 15 de setembro.”
“Doenças infeciosas na adolescência”
A LACPEDI conta com o apoio do Centro Hospitalar de Setúbal, Câmara Municipal de Setúbal e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Mas não só. “Da parte da sociedade civil temos instituições como a Cáritas Diocesana de Setúbal, Fundação Portuguesa – A Comunidade contra a Sida, GAT – Grupo de Ativistas em Tratamento, SER – Associação Portuguesa para a Prevenção e Desafio à Sida e a GIRUsetúbal – Grupo de Intervenção de Rua de Setúbal.”
Ler mais »
Fonte: justnews.pt
Outros artigos em Destaque:

Dr. José Poças homenageado com Medalha de Mérito 2022 no 25º Congresso Nacional da Ordem dos Médicos
Assessorou a OM, o SMZS, a DGS a ERS, o Governo Civil e a ARS de Setúbal em diversas iniciativas, organizou mais de 100 Reuniões Médicas, fez mais de 300 apresentações em Reuniões Científicas e participou em quase outras tantas, fez mais de 150 publicações, integrou mais de 20 projetos de investigação…

Debate: A Relação Médico-Doente: ontem, hoje e amanhã
A relação Médico-Doente: ontem, hoje e amanhã | o Dr. José Poças, Diretor do Serviço de Infeciologia do Centro Hospitalar de Setúbal, participa no debate “Reflexões sobre os fundamentos da Humanização da atividade médica”

Consulta de PrEP: “Diversificar e aumentar a variabilidade da resposta”
O Dr. José Poças, infeciologista no Centro Hospitalar de Setúbal, foi o moderador da mesa-redonda que decorreu na tarde do segundo dia do XV Congresso Nacional de Doenças Infeciosas de Microbiologia Clínica e XIII Congresso Nacional VIH/SIDA.

O Dr. José Poças participa no Debate “Aspetos controversos no controlo epidemiológico das Doenças Infeciosas: Ética, Direito e Saúde Pública”
Das 15.00 às 16.30 o Dr. José Poças irá presidir à Mesa Redonda: “O que há a dizer acerca de uma possível lei para o internamento compulsivo no âmbito das doenças infetocontagiosas”