Notícias
DestaquesPrevenção das doenças infeciosas em Setúbal junta entidades de saúde e sociedade civil

Unir esforços entre os profissionais de saúde e a sociedade civil na prevenção das doenças infeciosas é o objetivo da Liga de Apoio Comunitário para o Estudo das Doenças Infeciosas (LACPEDI), segundo José Poças. O médico infeciologista é o presidente do Conselho Consultivo do projeto, que foi apresentado oficialmente dia 13 de setembro, em Setúbal.
De acordo com José Poças, a LACPEDI existe, legalmente, desde 16 de julho, mas a sua apresentação no dia 13 de setembro teve a sua razão de ser. “É uma Liga que envolve as entidades oficiais do setor da saúde mas também a sociedade civil, daí que se tivesse escolhido esta data por ser o Dia de Bocage e da Cidade de Setúbal e por anteceder o Dia Nacional do Serviço Nacional de Saúde (SNS), em 15 de setembro.”
“Doenças infeciosas na adolescência”
A LACPEDI conta com o apoio do Centro Hospitalar de Setúbal, Câmara Municipal de Setúbal e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Mas não só. “Da parte da sociedade civil temos instituições como a Cáritas Diocesana de Setúbal, Fundação Portuguesa – A Comunidade contra a Sida, GAT – Grupo de Ativistas em Tratamento, SER – Associação Portuguesa para a Prevenção e Desafio à Sida e a GIRUsetúbal – Grupo de Intervenção de Rua de Setúbal.”
Ler mais »
Fonte: justnews.pt
Outros artigos em Destaque:

Apresentação do livro “Despedidas que jamais esquecerei” da autoria do Dr. José Poças
Gaia: Caves de Vinho do Porto Poças Júnior | 15 de dezembro | 18h00 – Palmela: Caves de Vinhos Ermelinda de Freitas | 22 de dezembro | 18h00

A Conferência “Será o SNS ainda viável?” no dia 18 de setembro terá como orador Dr. José Poças e como moderadores Dr. Vitor Ramos e Teresa Luciano
A conferência decorre no anfiteatro da NOVA SBE Lisboa. Esta conferência terá a participação de Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos.

Conferências: “Ética, Direito e Saúde Pública: Aspetos controversos no âmbito das Doenças Infeciosas”
Esta segunda edição da iniciativa em apreço visa completar a discussão de temas de candente atualidade no domínio da ética e do direito no âmbito das doenças infeciosas transmissíveis.

Dr. José Poças participou no debate do jornal Expresso – Horizonte 2030 – 11 de abril 2023
Reduzir novos casos de infeção por VIH é uma questão de “vontade política”. Melhor organização dos serviços de saúde, gestão eficiente dos recursos e iniciativa do poder público são condições essenciais para melhorar os números da infeção em Portugal.