Notícias
Divulgação CulturalDebate | Um Projecto Libertário, sereno e racional | 25 set. | 17h00 | BNP
Um Projecto Libertário, sereno e racional
DEBATE | 25 set. ’18 | 17h00 | Auditório | Entrada livre
Sessão com debate, comentários e troca de ideias a propósito do livro Um Projecto Libertário, sereno e racional, de João Freire (Edições Colibri, 2018). Com Manuel Villaverde Cabral e Victor Nogueira.
De facto, a filosofia política que no mundo moderno ocidental mais consistente e ousadamente procurou formular o referido desideratum em favor da liberdade, de maneira radical e definitiva, foi provavelmente o anarquismo, na forma como o pensaram vários doutrinadores do século XIX e praticaram certas minorias das sociedades industriais então em formação, sobretudo operários e artesãos acossados pelo domínio económico do capitalismo, mas também alguns intelectuais e artistas que, em antecipação ao que viria, apostaram nessa luta solidária para com a emancipação social e cultural dos mais desfavorecidos e explorados.
Trata-se aqui de uma proposta de renovação da ideologia anarquista adaptada ao século XXI – quase um Manifesto –, consistente numa reavaliação da noção de Estado- -nação, na qual que se defende, a par de outras, uma estratégia de intervenção política no quadro democrático; e, por outro lado, se sustenta que a economia de mercado, devidamente regulada, é a menos má alternativa para o processo de mundialização a que chegou a Humanidade.
João Freire nasceu em 1942 em Lisboa. Exilou-se em França em 1968. Fundou em 1974 e animou durante quatro décadas a revista A Ideia, ainda hoje existente. Sociólogo e professor universitário.
Fonte: bnportugal.pt
CONCERTO | 3.º Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 14 mar. ’26 | 11H00 | Átrio do Anfiteatro | Entrada livre
O 3.º Ciclo Benjamim é um conjunto de concertos comentados para famílias e inscreve-se no projeto educativo do MPMP. Trata-se de momentos musicais informais e descontraídos tendo em vista a fidelização de um público habitual. Sempre aos sábados, sempre às 11h00.
Exposição – AURORA SUBTERRÂNEA de Isabel Loureiro – pintura e instalação
A galeria do ACMP EspaçodArtes, apresenta a exposição AURORA SUBTERRÂNEA de ISABEL LOUREIRO na qual a artista recria com pintura e instalação, a continuidade dum encontro entre matéria, tensão e gesto, numa estética da metamorfose.
A Organização de “João Taborda Portuguese Memorial 2026”, Concurso Internacional de Arte Fotográfica online, anuncia a abertura das candidaturas, pelo quarto ano consecutivo
6 SECÇÕES : COR GERAL(PIDC) Apenas Cor – MONOCROMÁTICO GERAL (PIDM) Apenas Monocromático – NATUREZA GERAL (ND) Cor, Monocromático ou escala de cinzentos) – PHOTO TRAVEL WORLD IN FOCUS (PTDW) Cor, Monocromático ou em escala de cinzentos) – CITY (PIDC) Apenas Cor – PEOPLE (PIDC) Apenas Cor
CONCERTO | 3.º Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 7 fev. ’26 | 11h00 | Átrio do Anfiteatro | Entrada livre
O 3.º Ciclo Benjamim é um conjunto de concertos comentados para famílias e inscreve-se no projeto educativo do MPMP. Trata-se de momentos musicais informais e descontraídos tendo em vista a fidelização de um público habitual.













