Notícias

Divulgação Científica

Projeto CBP Cidadania Rara da Raríssimas

Projeto CBP Cidadania Rara da Raríssimas

A Cerimónia de comemoração do dia mundial da Colangite Biliar Primária e encerramento do Projeto CBP – Cidadania Rara, distinguido pelo prémio internacional Pratice to Policy, realizar-se-á no dia 7 de Setembro, pelas 09h45, na Casa dos Marcos, na Moita.

Estima-se que existam entre 5.000 e 8.000 doenças raras diferentes, afetando, no seu conjunto, entre 600.000 a 800.000 pessoas em Portugal e todas elas merecem atenção. A Raríssimas, o NEDR e o NEDF acreditam que existe um caminho a percorrer no sentido de ajudar os doentes com doenças raras e, neste caso em concreto, com Colangite Biliar Primária, uma doença rara do fígado. Este projeto pretende aumentar o envolvimento da comunidade e o conhecimento sobre esta doença, motivo pelo qual foi distinguido internacionalmente o que permitirá uma continuidade no longo caminho da educação e literacia em saúde em Portugal.

Neste evento, e alinhados com a missão de apoiar os doentes e disseminar informação sobre doenças raras, será feito o encerramento do segundo Projeto CBP – Cidadania Rara e o 3º Workshop de CBP para profissionais de Saúde (ver Agenda).

Ainda no âmbito deste projeto, será apresentado o Guia de Bolso para o doente com Colangite Biliar Primária (CBP), da autoria da Dra. Mónica Sousa e do Dr. Rui Valente, internistas do NEDF e com a coordenação da Dra. Luísa Pereira, internista do NEDR, e com o patrocínio Científico da SPMI.

Para mais informações poderá contactar a Linha Rara através do email linharara@rarissimas.pt ou do número 300 505 700.

Mais informações em smpi.pt »

Outros artigos em Divulgação Científica:

Curso Patologia Médica da Grávida – Inscrições Abertas

Curso Patologia Médica da Grávida – Inscrições Abertas

O Curso Patologia Médica da Grávida realiza-se nos dia 3 e 4 de Março de 2023, na sede da SPMI, em Lisboa. Este é um curso de iniciação à Medicina Obstétrica, com fundamentos teóricos e discussão de casos clínicos, criado pelos fundadores do Núcleo de Estudos de Medicina Obstétrica (NEMO) da SPMI, incluindo formadores de outras especialidades

Curso Ecografia à Cabeceira do Doente para Internistas – Inscrições Abertas

Curso Ecografia à Cabeceira do Doente para Internistas – Inscrições Abertas

O curso Ecografia à Cabeceira do Doente para Internistas aborda os conceitos fundamentais da Ecografia à cabeceira do doente agudo, habilitando o aluno, no final do curso, a utilizar a ecografia na avaliação do doente instável quer no ambiente do Serviço de Urgência quer no ambiente do doente “descompensado” na enfermaria.

Apoios/Parcerias:

Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da SIDA (APECS)By The BookCarmo's Residence - Art ApartmentsConsulped - Consultórios de Pediatria e da Famíliaideiavirtual - aplicações interativasLACPEDI - Liga de Apoio Comunitário em prol do Estudo das Doenças InfecciosasLiga dos Amigos do Hospital de São Bernardo, LAHSB-CHS
LASAOrdem dos MédicosSociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos (SOPEAM)Sociedade Portuguesa de Medicina Interna: SPMISociedade Portuguesa de Medicina do Viajante (SPMV)sYnapsis