Notícias

Divulgação Cultural

Simpósio Internacional | Jaime Cortesão: escritos e geografias do exílio | 10-11 maio | BNP

Simpósio Internacional | Jaime Cortesão: escritos e geografias do exílio | 10-11 maio | BNP

Jaime Cortesão: escritos e geografias do exílio
SIMPÓSIO INTERNACIONAL | 10 e 11 maio ’18 | Auditório | BNP | Entrada Livre

Simpósio Internacional | Jaime Cortesão: escritos e geografias do exílioA Biblioteca Nacional de Portugal acolhe um Simpósio Internacional consagrado à figura e à obra de Jaime Cortesão. Esta iniciativa está centrada na acção cívica e na obra científica que Jaime Cortesão realizou durante as cerca de três décadas em que permaneceu exilado na sequência da instauração da ditadura em Portugal e do seu saneamento compulsivo do cargo de Director da Biblioteca Nacional de Lisboa, em 1927.

Pretende-se criar um espaço para apresentação dos mais recentes resultados da investigação realizada em torno da obra do autor de Alexandre de Gusmão e o Tratado de Madrid e da História do Brasil nos velhos mapas. Pretende-se também aprofundar o conhecimento sobre os sucessivos contextos de exílio que Jaime Cortesão enfrentou na Europa e no Brasil, com destaque para aqueles que decorreram na Espanha republicana e no Rio de Janeiro das décadas de 1940 e 1950. Esta iniciativa constitui ainda uma oportunidade para reflectir sobre o importante legado de Cortesão enquanto editor e tradutor, assim como para analisar o estado actual dos projectos de edição da sua obra.

O Simpósio Internacional «Jaime Cortesão: escritos e geografias do exílio» resulta de uma iniciativa conjunta do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa (CEG- ULisboa) e do Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores (CHAM-NOVA FCSH e UAc), em parceria com a Biblioteca Nacional de Portugal. Esta iniciativa é realizada no âmbito das actividades do Projecto de Investigação FCT/CAPES «Saberes geográficos e geografia institucional: influência e relações recíprocas entre Portugal e o Brasil no século XX» (CEG-ULisboa) e do grupo de investigação «Leitura e formas de escrita» do CHAM.

Fonte: bnportugal.pt

Outros artigos em Divulgação Cultural:

Apoios/Parcerias:

Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da SIDA (APECS)By The BookCarmo's Residence - Art ApartmentsConsulped - Consultórios de Pediatria e da FamíliaGreen Breeze - Discover the seasideiavirtual - aplicações interativasLACPEDI - Liga de Apoio Comunitário em prol do Estudo das Doenças InfecciosasLiga dos Amigos do Hospital de São Bernardo, LAHSB-CHS
LASAOrdem dos MédicosSociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos (SOPEAM)Sociedade Portuguesa de Medicina Interna: SPMISociedade Portuguesa de Medicina do Viajante (SPMV)sYnapsis