Notícias
Divulgação CulturalSimpósio Internacional | Jaime Cortesão: escritos e geografias do exílio | 10-11 maio | BNP

Jaime Cortesão: escritos e geografias do exílio
SIMPÓSIO INTERNACIONAL | 10 e 11 maio ’18 | Auditório | BNP | Entrada Livre
A Biblioteca Nacional de Portugal acolhe um Simpósio Internacional consagrado à figura e à obra de Jaime Cortesão. Esta iniciativa está centrada na acção cívica e na obra científica que Jaime Cortesão realizou durante as cerca de três décadas em que permaneceu exilado na sequência da instauração da ditadura em Portugal e do seu saneamento compulsivo do cargo de Director da Biblioteca Nacional de Lisboa, em 1927.
Pretende-se criar um espaço para apresentação dos mais recentes resultados da investigação realizada em torno da obra do autor de Alexandre de Gusmão e o Tratado de Madrid e da História do Brasil nos velhos mapas. Pretende-se também aprofundar o conhecimento sobre os sucessivos contextos de exílio que Jaime Cortesão enfrentou na Europa e no Brasil, com destaque para aqueles que decorreram na Espanha republicana e no Rio de Janeiro das décadas de 1940 e 1950. Esta iniciativa constitui ainda uma oportunidade para reflectir sobre o importante legado de Cortesão enquanto editor e tradutor, assim como para analisar o estado actual dos projectos de edição da sua obra.
O Simpósio Internacional «Jaime Cortesão: escritos e geografias do exílio» resulta de uma iniciativa conjunta do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa (CEG- ULisboa) e do Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores (CHAM-NOVA FCSH e UAc), em parceria com a Biblioteca Nacional de Portugal. Esta iniciativa é realizada no âmbito das actividades do Projecto de Investigação FCT/CAPES «Saberes geográficos e geografia institucional: influência e relações recíprocas entre Portugal e o Brasil no século XX» (CEG-ULisboa) e do grupo de investigação «Leitura e formas de escrita» do CHAM.
Fonte: bnportugal.pt

OE 2021 – Medidas que resultaram de propostas de alteração aprovadas pelo Parlamento | ComunicAR – Boletim da Assembleia da República | janeiro 2021
Contributo da apreciação parlamentar para o Orçamento do Estado de 2021: medidas que resultaram de propostas de alteração aprovadas na Assembleia da República

CURSO ONLINE | BERÇOS DAS CIVILIZAÇÕES ASIÁTICAS
As primeiras grandes civilizações sedentárias desenvolveram-se no território asiático, à excepção do Egipto dos faraós. Tendo-se instalado em vales férteis, despontaram naturalmente pelo engenho dos seus fundadores, mas articularam-se sempre com regiões mais ou menos distantes

Colóquio | Os livros de Luís Teixeira: jurista, humanista e preceptor de D. João III | 21 dez. | 10h00 | BNP
Nesta sessão, serão apresentadas análises do corpo bibliográfico patente na exposição Os livros de Luís Teixeira: jurista, humanista e preceptor de D. João III

Blogue Biblioteca Nacional Digital | 0 «nosso» Prémio Nobel da Literatura
A 8 de outubro de 1998 a Academia Sueca anunciava em comunicado à imprensa: o Prémio Nobel de Literatura 1998 é concedido a José Saramago, escritor «que, através de parábolas sustentadas pela imaginação, compaixão e ironia, nos permite apreender continuamente uma realidade fugidia»