Notícias
Divulgação CulturalConferência «Abel Salazar, um inconformista»
A figura notável de Abel Salazar, médico, pensador, investigador, artista plástico e opositor do regime salazarista, é o tema de uma conferência de Luiz Damas Mora, que será proferida na Biblioteca Histórica da Ordem dos Médicos, no dia 24 de maio, às 18h30. A entrada é livre.
O Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos promove a conferência «Abel Salazar, um inconformista», por Luiz Damas Mora, em torno desta figura multifacetada da Medicina e das Artes.
Abel de Lima Salazar foi médico, investigador e professor universitário de Histologia e Embriologia. Distinguiu-se designadamente com o seu contributo para trabalhos relativos à estrutura e evolução do ovário e criou o método de coloração tano-férrico de Salazar, ainda utilizado.
A partir de 1935, com o seu afastamento forçado da vida académica, por razões políticas, Abel Salazar desenvolve em sua casa uma produção artística variada: gravura, pintura mural, pintura a óleo de paisagens, retratos, ilustração da vida da mulher trabalhadora e da mulher parisiense, aguarelas, desenhos, caricaturas, escultura e cobres martelados, muitos hoje expostos na Casa-Museu Abel Salazar.
Luiz Damas Mora, o conferencista, é cirurgião, foi director do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital do Desterro, autor de obras como «O Espírito dos Hospitais Civis de Lisboa», «António Damas Mora – Um Médico Português entre os Trópicos», e co-autor e coordenador do livro «Médicos e Sociedade».
Outros artigos em Divulgação Cultural:
CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras | Do sentimento animal ao sentimento intelectual: (…) | 20 abr. ’26 | 14H30
Durante milénios, a racionalidade foi considerada o traço distintivo do ser humano face aos outros seres vivos. Hoje, à luz de novas formas de inteligência e do conhecimento adquirido sobre a vida animal, a interrogação sobre o humano ganha novos contornos, convidando a repensar o lugar do sentimento em relação ao que nos distingue enquanto humanos.
Pitum Keil do Amaral – Galeria Tapeçarias de Portalegre – 11 abril 2026
Personalidade multifacetada, Pitum Keil do Amaral tem dividido a sua atividade entre a arquitetura e uma grande diversidade de outras áreas. Dedicou-se ao ensino, à ilustração, e também, embora de forma mais esporádica, ao cinema, teatro e televisão
CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras | Imaginação, simulação e ficção: o que nos dizem sobre a realidade? | 30 mar. ’26 | 14H30
Adelino Cardoso e Nuno Miguel Proença coordenam “Ciência e Cultura – Quebrar Fronteiras”, um ciclo de seminários pluridisciplinar, que visa criar um espaço de debate e partilha de conhecimento e de experiências oriundos de investigações em curso, desenvolvidas por investigadores de diferentes áreas e em diferentes fases do seu percurso.
LANÇAMENTO | Meditar com Fernando Pessoa | 26 mar. ’26 | 18h00 | Auditório | Entrada livre
Um guia simples e profundo para encontrar equilíbrio, clareza e presença através da poesia de um dos maiores génios da língua portuguesa.













