Notícias
Divulgação Cultural
Conferência | Domenico Scarlatti em Portugal: uma perspectiva histórica | 3 abr. | 16h00 | BNP

Domenico Scarlatti em Portugal: uma perspetiva histórica
CONFERÊNCIA | 3 abr. ’18 | 16h00 | Auditório BNP
No faustoso Portugal do século XVIII Domenico Scarlatti encontra os mais importantes apoios e mecenas e as condições necessárias que lhe permitem criar música sem limites. É ali que a música tradicional ibérica chega ao seu conhecimento e muda para sempre a sua forma de compor, tornando as suas composições únicas e com sonoridades avançadas para a época.
Partindo da apresentação do livro “6 Sonatas de Scarlatti para Guitarra” (AvA Musical Editions), os oradores Francesco Luciani e Alexandra Gomes convidam o público a empreender uma viagem histórica pela obra, nomeadamente as suas famosas sonatas, e pela vida deste compositor, com especial enfoque na sua vida em Portugal, desvendando especificidades e curiosidades deste homem das artes que ainda hoje é uma influência transversal a toda a história da música.
Francesco Luciani é natural da Itália e é músico, compositor, professor e formador. É mestre em performance e em Ensino da Música pela Escola Superior de Música de Lisboa e formador acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). A sua carreira de concertista divide-se entre a Europa, África e a América Latina. Enquanto compositor tem vários livros e e-books publicados, sendo um dos compositores que colabora regularmente com a AVA Musical Editions. Entre os seus livros contam-se edições de pendor didático para guitarra clássica e transcrições para este instrumento de peças para guitarra solo e duos. O seu mais recente livro é “6 Sonatas de Scarlatti para Guitarra”, uma transcrição para guitarra clássica em lançamento em Abril de 2018 sob a chancela da AvA Musical Editions. Tem igualmente editados os seus CD “Sonatas Ibéricas” e “J.S. Bach – Sonata/ Suite/ Partita”, ambos com a Editora Ovação. A sua atividade didática tem-no levado a lecionar em diversas escolas e conservatórios de música em Portugal e Itália, tendo já larga experiência na área de educação. Além das aulas, realiza master classes e cursos de aperfeiçoamento de guitarra clássica, e enquanto formador tem ministrado diversos cursos direcionados para professores de instrumento, música e educação musical. Atualmente vive e trabalha na Itália, realizando regularmente cursos para professores, master classes, concertos e outras apresentações públicas também em Portugal e Espanha.
Alexandra Gomes é licenciada em ciências da comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e mestre em empreendedorismo e gestão de PME pelo Instituto Politécnico de Portalegre. A sua formação académica e profissional proporcionou-lhe a oportunidade para exercer diferentes trabalhos e tarefas a nível profissional. Assim, tem trabalhado em áreas como o jornalismo, a consultoria, a produção de eventos e espetáculos e o turismo. Sendo formadora certificada, também trabalha na área da formação e educação. Tem exercido principalmente a atividade de consultora, trabalhando em vários projetos ligados à gestão cultural com especial foco nas áreas ligadas à música erudita. Dessa sua atividade faz parte trabalhos de agenciamento, assessoria de comunicação (gestão de imagem, assessoria de imprensa, marketing e relações públicas) e a gestão de projetos musicais (organização de tournées, gestão de apoios e patrocínios, edição de CD, de livros e e-Books, entre outros). O seu último trabalho publicado é o livro “O Negócio da Música Clássica em Portugal – Dicas para Músicos” (2015, Lisboa, AvA Musical Editions), um livro técnico dedicado à temática da gestão cultural e gestão de carreira artística/musical. É da sua autoria a introdução do livro “6 Sonatas de Scarlatti para Guitarra” por Francesco Luciani (2018, Lisboa, Ava Musical Editions).
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:

CICLO DE SEMINÁRIOS | Ciência e Cultura. Quebrar fronteiras – Amor, força, ordem: Leibniz e o legado do Renascimento | 18 jul.’25 | 14h30
Questionando e confrontando o excessivo modernismo do seu tempo, materializado numa ciência sectária e dogmática, G.W. Leibniz avança com o seu projeto reformador para uma nova ciência. Não obstante a compreensão do mundo ser feita em função do espírito inovador da altura, considera-se a pluralidade de contributos do passado.

Inauguração da Exposição coletiva de arte contemporânea “Faça-se Luz”, 16 de julho, 16H, galeria Municipal do 11, Setúbal
Inauguração da Exposição coletiva de arte contemporânea “Faça-se Luz”, 16 de julho, 16H, galeria Municipal do 11, Setúbal A exposição coletiva de arte contemporânea “Faça-se Luz”, alusiva ao cinquentenário da Diocese de Setúbal, é inaugurada no dia 16, na Galeria...

“O Nariz” de Nikolai Gogol
Esta sátira, escrita por Gogol, durante uma estadia em São Petersburgo, é uma obra que pretende criticar a burocracia czarista, do século XIX, com humor mordaz e ecos da sua própria insegurança física.

ANTESTREIA DA SÉRIE DOCUMENTAL | Mestres e Lusitanos | Episódio 6 – João Domingos Bomtempo | 8 jul. ’25 | 17h30 | Auditório
No ano em que se comemoram os 250 anos do nascimento de João Domingos Bomtempo (1775-1842), a série documental Mestres e Sons Lusitanos apresenta, em antestreia, o documentário sobre o compositor que revolucionou a atividade artística e o ensino da música em Portugal, nas primeiras décadas do século XIX.