Notícias
DestaquesAs manifestações clínicas das micobactérias não tuberculosas – Entrevista à Médico News

O Dr. José Poças, diretor do Serviço de Infecciologia do Hospital de São Bernardo, foi moderador de uma sessão intitulada Clinical manifestations of nontuberculous mycobacterial infections. Em entrevista à Médico News, o médico destaca a importância das precauções universais, tanto em âmbito hospitalar como fora dele, tendo em vista a prevenção da transmissão de micobactérias.
Atualmente estão descritas mais de 160 espécies de micobactérias não tubercolosas. Em causa estão, segundo o infeciologista, uma grande variedade de agentes que isoladamente não representam uma infeção clinicamente significativa, e por isso, levam a que o diagnóstico da doença fique dependente da exclusão de partes. “O facto de existir uma doença sem causa e uma micobactéria ou outro agente infecioso não é suficiente para afirmar que essa é a causa da lesão”, adianta.
Tendo em conta que estas doenças são mais prevalentes em doentes com patologia estrutural e em imunodeprimidos, o Dr. José Poças alerta para a importância de cada indivíduo ter os cuidados de higiene adequados, “designadamente os profissionais de Saúde”, para evitar a propagação desses organismos.
Fonte: mediconews.pt
Outros artigos em Destaque:

Dr. José Poças homenageado com Medalha de Mérito 2022 no 25º Congresso Nacional da Ordem dos Médicos
Assessorou a OM, o SMZS, a DGS a ERS, o Governo Civil e a ARS de Setúbal em diversas iniciativas, organizou mais de 100 Reuniões Médicas, fez mais de 300 apresentações em Reuniões Científicas e participou em quase outras tantas, fez mais de 150 publicações, integrou mais de 20 projetos de investigação…

Debate: A Relação Médico-Doente: ontem, hoje e amanhã
A relação Médico-Doente: ontem, hoje e amanhã | o Dr. José Poças, Diretor do Serviço de Infeciologia do Centro Hospitalar de Setúbal, participa no debate “Reflexões sobre os fundamentos da Humanização da atividade médica”

Consulta de PrEP: “Diversificar e aumentar a variabilidade da resposta”
O Dr. José Poças, infeciologista no Centro Hospitalar de Setúbal, foi o moderador da mesa-redonda que decorreu na tarde do segundo dia do XV Congresso Nacional de Doenças Infeciosas de Microbiologia Clínica e XIII Congresso Nacional VIH/SIDA.

O Dr. José Poças participa no Debate “Aspetos controversos no controlo epidemiológico das Doenças Infeciosas: Ética, Direito e Saúde Pública”
Das 15.00 às 16.30 o Dr. José Poças irá presidir à Mesa Redonda: “O que há a dizer acerca de uma possível lei para o internamento compulsivo no âmbito das doenças infetocontagiosas”