Notícias
Divulgação CulturalPalestras / Mostra: Canadá 150 anos | 27 nov. | 18h00 | BNP
Celebra-se em 2017 o 150.º aniversário da fundação do Canadá
PALESTRAS | 27 nov. ’17 | 18h00 | Auditório BNP | Entrada livre
As comemorações Canadá 150 incluem diversas iniciativas, desde a emissão de notas, moedas e selos, à escolha da túlipa Maple Leaf como flor comemorativa no Canadá.
Em Portugal, o CETAPS (FCSH-NOVA), a Embaixada do Canadá, a Biblioteca Nacional de Portugal e o Programa de Estudos Europeus da Universidade de Guelph (Canadá) juntam-se para organizar uma série de palestras sobre artistas e temas canadianos, bem como uma mostra bibliográfica de obras canadianas traduzidas para português.
Programa
Celebrar os 150 anos do Canadá em Portugal
Rogério Miguel Puga (FCSH-NOVA)
O legado de Leonard Cohen (em inglês)
Joël Monfils (Conselheiro Político da Embaixada do Canadá em Portugal)
Como Alice Munro me introduziu à literatura (canadiana)
Marijke Boucherie (FL-UL)
Traduzir «Autobiografia do vermelho», de Anne Carson: «ler só se concretiza ao reler»
Ricardo Marques (FCSH-NOVA) e João Concha (Não Edições)
Regresso ao passado: a visão de Erika de Vasconcelos
Isabel Oliveira Martins (FCSH-NOVA)
«Kicking the sky»: como um crime mudou Toronto
Cristina Roquette (FCSH-NOVA)
Memória cultural, remediação e transmediação: «Alias Grace», de Margaret Atwood
Teresa Pereira (FCSH-NOVA)
«Trudeaumania» em 1968 e em 2017
Rogério Miguel Puga (FCSH-NOVA)
Fonte: bnportugal.pt
Outros artigos em Divulgação Cultural:

CONCERTO | 2.º Ciclo Benjamim. Há Música na Biblioteca! | 31 maio ’25 | 11h00 | Átrio do Anfiteatro
O 2.º Ciclo Benjamim é um conjunto de concertos comentados para famílias e inscreve-se no projeto educativo do MPMP. Trata-se de momentos musicais informais e descontraídos tendo em vista a fidelização de um público habitual.

CICLO DE CONFERÊNCIAS | “Orientalismo e Orientalistas na Historiografia da Literatura de Goa” | 28 maio ’25 | 17H30 | Auditório | Entrada livre
O ciclo de conferências Orientalistas de Língua Portuguesa a ter lugar na BNP entre março de 2025 e fevereiro de 2026 pretende abordar diferentes geografias e espaços, bem como temáticas sobre representações do Oriente na história e cultura portuguesas

Concerto de Primavera, 7 de junho 2025 – Paróquia de S. Sebastião
Em 7 de junho de 25, teremos o nosso concerto de Primavera com o organista Joao Santos do país e a categorizada Soprano Manuela Moniz. Para além da qualidade dos intérpretes temos uma novidade muito particular. João santos, irá tocar num órgão que deslocará de Leiria para o efeito designado por “Órgão Celésta Mustel sec. XVIII”.

ENCONTRO | Património Cultural, História e Artes no Brasil e em Portugal. Apresentação do IN2PAST Brasil | 16 maio | 14h30 | Auditório | Entrada livre
Após aprovação e financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, em 2022 nasceu em Portugal o Laboratório Associado IN2PAST (Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património Cultural, Artes, Sustentabilidade e Território). Em 2024, após aprovação e financiamento pelo Estado Brasileiro, foi criado o IN2PAST.BR