Notícias

Divulgação Cultural

Códice Calixtino de Alcobaça incluído no Registo da Memória do Mundo

Códice Calixtino de Alcobaça incluído no Registo da Memória do Mundo

NOTÍCIA | outubro 2017

Códice Calixtino de Alcobaça incluído no Registo da Memória do MundoFoi aprovada pela UNESCO a candidatura ao Registo da Memória do Mundo intitulada O Codex Calixtinus da Catedral de Santiago de Compostela e outras cópias medievais do Liber Sancti Iacobi: As origens ibéricas da tradição Jacobeia na Europa, que compreende um conjunto de cópias manuscritas medievais do Liber Sancti Iacobi, uma compilação de textos de natureza religiosa conhecido como Calixtinus por ser atribuído ao Papa Calixto II. Os textos relacionam-se com o Apóstolo Santiago e a peregrinação ao seu túmulo, em Compostela, em cuja catedral se encontra o mais antigo desses documentos, datado entre 1140 e 1170.

O conjunto de seis manuscritos constantes da candidatura inclui um códice do acervo da BNP, datado de 1175 e proveniente da livraria do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça (BNP, ALC. 334, f. 103 v.-215 v.) .

A aprovação da candidatura, apresentada conjuntamente por Espanha e Portugal, através da Subdirección General de los Archivos Estatales, da Secretaría de Estado de Cultura de Espanha, e da BNP, reconhece não só a importância do Liber Sancti Iacobi para o conhecimento da religiosidade e cultura da Europa medieval, mas também a antiguidade e raridade do conjunto de cópias que a integram.

O Programa Memória do Mundo, da UNESCO, foi estabelecido em 1992 e visa facilitar a preservação, apoiar o acesso universal e aumentar a conscientização acerca da existência e significado do património documental. O Registo da Memória do Mundo compreende atualmente um total de 427 documentos e coleções, provenientes de países de todos os continentes, sendo 10 de Portugal.

Fonte: bnportugal.pt

Outros artigos em Divulgação Cultural:

Apoios/Parcerias:

Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da SIDA (APECS)By The BookCarmo's Residence - Art ApartmentsConsulped - Consultórios de Pediatria e da FamíliaGreen Breeze - Discover the seasideiavirtual - aplicações interativasLACPEDI - Liga de Apoio Comunitário em prol do Estudo das Doenças InfecciosasLiga dos Amigos do Hospital de São Bernardo, LAHSB-CHS
LASAOrdem dos MédicosSociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos (SOPEAM)Sociedade Portuguesa de Medicina Interna: SPMISociedade Portuguesa de Medicina do Viajante (SPMV)sYnapsis