Notícias

Divulgação Científica

Newsletter do Núcleo de Estudos de Risco e Prevenção Cardiovascular

Newsletter do Núcleo de Estudos de Risco e Prevenção Cardiovascular

Newsletter do Núcleo de Estudos de Risco e Prevenção Cardiovascular

 

 

Caros amigos,

Chegámos ao fim do primeiro ano de vida do Núcleo de Estudos de Risco e Prevenção Vascular. Foi um ano de crescimento e de aprendizagem, em que os primeiros passos passaram pela criação de um projeto de educação contínua que utilizasse um modelo editorial que revisse os pontos fulcrais publicados em 2016 em várias áreas do risco vascular. Convidámos para isso membros de outros grupos de estudo da SPMI e o livro RV foi finalizado. Infelizmente por atrasos na edição perdeu-se tempo e deixou de fazer sentido a publicação. Assumimos esse erro e preferimos investir numa edição dupla para 2018, já que o trabalho foi feito e mantém-se útil.

Para este ano já existe um acordo financeiro assinado entre a SPMI e um patrocinador. Esperamos que no primeiro trimestre seja publicado o livro RV 2016/2017, com resumo e comentários em relação ao melhor que foi publicado a nível mundial nas diversas áreas do risco vascular. Julgamos que a edição (anual a partir daqui) deste livro poderá ser uma excelente ferramenta de consulta rápida. A coordenação do núcleo irá convidando diversos especialistas de medicina interna, peritos em áreas como a dislipidemia ou o risco vascular na diabetes.

Participámos na Festa da Saúde, uma iniciativa da direção da SPMI, congregando esforços de vários núcleos, com o intuito de trazer a SPMI ao contacto direto com as populações. Decorreu durante dois dias de Junho nos jardins de Belém, em Lisboa. Este ano o agradecimento vai em especial para os colegas dos hospitais Garcia de Orta, Santa Maria e Beatriz Ângelo que assumiram esse esforço. Procurou-se divulgar a importância da avaliação do risco vascular e o controlo dos seus diversos factores de risco. Rastrearam-se mais de duas centenas de pessoas e existe a intenção de enviar um poster com o resultado desta iniciativa, para o congresso da SPMI.

Estivemos presentes no Congresso nacional de medicina interna, com uma mesa redonda conjunta com o Núcleo de Estudos de Diabetes.

Acções para 2018: pretendemos que seja um ano de crescimento e de afirmação. Ainda não somos muitos. Não podemos repartir-nos por muitas tarefas, pelo que a ideia é realizar um trabalho por etapas, como expomos a seguir:

1: primeiro trimestre de 2018: publicação e divulgação do “Year-book” Risco vascular 2016-2017

2: segundo trimestre de 2018: Lançamento do estudo FAMInt – caracterização da Fib Aur em serviços de medicina interna. É um estudo observacional de coorte a realizar em serviços de medicina interna. O protocolo está sendo elaborado pela coordenação do núcleo e jugamos que poderá ser um marco no inicio de estudos observacionais na área do RV pela SPMI. Brevemente daremos pormenores e esperamos que possam liderar este ambicioso projeto nos vossos hospitais.

3: participação no CNMI. Tal como no congresso anterior, não existirão mesas redondas sob a responsabilidade dos núcleos. Um dos membros do Núcleo foi convidado para proferir uma palestra com o tema HOT TOPICS em RV – Medicina de precisão em Risco vascular.

4: Recomendações nacionais sobre o tratamento da dislipidemia no idoso. Projeto a realizar em conjunto com os membros da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose

5: Preparação da primeira Reunião do NERPV a realizar em 18 e 19 Janeiro 2019 com a revisão do melhor no RV e apresentação do livro RV 18

São projectos ambiciosos, mas que com a ajuda de todos é possível fazer isto e muito mais. É necessário que divulguem o núcleo nos vossos serviços, atraindo colegas com interesse nesta área, mesmo aqueles que ainda estão em formação. Brevemente estará disponível uma página do Facebook com notícias e links para artigos ou notícias que consideramos importantes.

Com desejo de um bom Natal e um excelente 2019

Pela equipa de coordenação do Núcleo de Estudos de Risco e Prevenção Vascular

Francisco Araújo
Vitória Cunha
Diogo Cruz
Pedro Marques da Silva

Fonte: SPMI – Sociedade Portuguesa de Medicina Interna

Outros artigos em Divulgação Científica:

Curso Dor Crónica – Inscrições Abertas

Curso Dor Crónica – Inscrições Abertas

Centro de Formação em Medicina Interna | Sociedade Portuguesa de Medicina Interna | O curso Dor Crónica realiza-se nos dias 7 e 8 de Setembro de 2018, em Lisboa, na Sede da SPMI. Data Limite de Inscrições: 17/08/2018

9ª Edição da Escola de Verão de Medicina Interna – EVERMI

9ª Edição da Escola de Verão de Medicina Interna – EVERMI

A Escola de Verão de Medicina Interna (EVERMI) avança em 2018 para a sua 9ª Edição, assumindo-se já como um marco importante na formação dos jovens internistas. Nesta edição a EVERMI continua a procurar responder aos objectivos para os quais foi criada

II Jornadas do Núcleo de Estudos de Medicina Paliativa

II Jornadas do Núcleo de Estudos de Medicina Paliativa

As II Jornadas do Núcleo de Estudos de Medicina Paliativa decorrem no dia 22 de Setembro de 2018, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, Porto. Consulte o programa e mais informações das II Jornadas do Núcleo de Estudos de Medicina Paliativa

Newsletter da Sociedade Portuguesa de Medicina do Viajante – junho 2018

Newsletter da Sociedade Portuguesa de Medicina do Viajante – junho 2018

Em 2012, cerca de mil milhões de pessoas circularam à escala global, aproximadamente 1/7 da população mundial. Se associarmos a esta mobilidade a intensificação dos fluxos migratórios, as alterações climáticas, com expansão das doenças transmitidas por vetores, e o comércio global, estes factos alteraram a normal distribuição das áreas endémicas das doenças

Apoios/Parcerias:

Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da SIDA (APECS)By The BookConsulped - Consultórios de Pediatria e da Famíliaideiavirtual - aplicações interativasLASAOrdem dos MédicosSociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos (SOPEAM)
Sociedade Portuguesa de Medicina Interna: SPMISociedade Portuguesa de Medicina do Viajante (SPMV)sYnapsis