Notícias

Divulgação Científica

Apresentação | Crónica das Greves dos Médicos em 1970 e 1971 | 22 jun.’22 | 17h30

Apresentação | Crónica das Greves dos Médicos em 1970 e 1971 | 22 jun.'22 | 17h30

Crónica das Greves dos Médicos em 1970 e 1971
LANÇAMENTO | 22 jun.’22 | 17h30 | Auditório | Entrada livre

Em 1970 e 1971, em pleno consulado de Marcello Caetano, a crise no sector da Saúde atingia proporções inéditas, levando à sublevação dos jovens médicos Internos, cujas greves mereceram a solidariedade dos demais médicos. Foram então exonerados 300 médicos Internos e o governo decretou a militarização dos Hospitais Centrais de Lisboa, que foram ocupados por uma “junta de coronéis”. O grave assunto chegaria à Assembleia Nacional pela voz do Prof. Miller Guerra, deputado da Ala Liberal e também Bastonário da Ordem dos Médicos, que apresentou a sua demissão ao Ministro da Saúde. Eis uma súmula da acutilância do Prof. Miller Guerra:

“A Assembleia Nacional e o País conhecem, menos bem do que deviam se houvesse liberdade de Imprensa, o que sucede nos Hospitais Centrais.

A ‘insubordinação’ dos médicos Internos é tão só o produto de uma longa acumulação de acontecimentos. A desorganização dos hospitais vem de longa data, agravando-se gradualmente e atingindo o ponto culminante nos últimos dois ou três anos.

Visite-se essa espécie de campo de concentração que é o Banco do Hospital de S. José!” (Extractos da intervenção de Miller Guerra na Assembleia Nacional, em 9 de dezembro de 1971).

O livro tem a chancela da Colibri e será apresentado por Adelino Cardoso. No evento estarão ainda presentes o autor e o editor.

 

João Augusto David de Morais nasceu em Angola, mas, desde 1976, reside e exerceu as suas atividades profissionais, em Évora. Em Portugal, licenciou-se, doutorou-se e fez a agregação em Medicina, especializando-se, sucessivamente, em Medicina Interna, Infeciologia e Medicina Tropical. Na Bélgica, obteve o master’s degree em Saúde Pública, no Institut Prince Leopold de Antuérpia. Em Roma, no Istituto di Parassitologia da Universidade La Sapienza, estagiou com a prestigiada geneticista Prof.ª Lia Paggi. Foi Chefe de Clínica e Diretor de Serviço no Hospital do Espírito Santo de Évora. Como Professor Convidado da Universidade de Évora, onde colaborou durante 30 anos, lecionou as disciplinas de Ecologia Humana, Parasitologia Humana e Antropologia Aplicada, tendo igualmente cooperado em diversos mestrados e cursos de pós-graduação, no país e no estrangeiro. Publicou cerca de 150 trabalhos científicos e vários livros, nas áreas da Medicina, Ecologia Humana, Antropologia Social, Religiosidade Popular e História. Foi galardoado com 15 prémios por trabalhos científicos e agraciado com as medalhas de grau ouro do Ministério da Saúde e da Câmara Municipal de Évora e com a Medalha de Mérito da Ordem dos Médicos.

Mais informações em bnportugal.gov.pt »

Outros artigos em Divulgação Científica:

9º Congresso Nacional de Urgência

9º Congresso Nacional de Urgência

O 9º Congresso Nacional da Urgência, realiza-se de 4 a 6 de Outubro de 2024, no Hotel Eurostars Oasis Plaza, Figueira da Foz. AS INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS

Apoios/Parcerias:

Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da SIDA (APECS)By The BookCarmo's Residence - Art ApartmentsConsulped - Consultórios de Pediatria e da FamíliaGreen Breeze - Discover the seasideiavirtual - aplicações interativasLACPEDI - Liga de Apoio Comunitário em prol do Estudo das Doenças InfecciosasLiga dos Amigos do Hospital de São Bernardo, LAHSB-CHS
LASAOrdem dos MédicosSociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos (SOPEAM)Sociedade Portuguesa de Medicina Interna: SPMISociedade Portuguesa de Medicina do Viajante (SPMV)sYnapsis