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Encontro | Quem faz um filho fá-lo por gosto | 28 maio | 18h30 | BNP

Encontro | Quem faz um filho fá-lo por gosto | 28 maio | 18h30 | BNP

Quem faz um filho fá-lo por gosto
VISITA GUIADA | 28 maio ’19 | 17h30 | Sala de Exposições | Entrada livre
ENCONTRO | 28 maio ’19 | 18h30 | Auditório | Entrada livre

Quem faz um filho fá-lo por gostoComeçando com uma visita guiada à exposição O Ano de 1969, este encontro sobre a “Desfolhada” e o Festival da Canção RTP de 1969, junta Simone de Oliveira e Nuno Nazareth Fernandes, numa conversa moderada por Jorge Mangorrinha e Sofia Lopes.

Em 1969 Simone de Oliveira representou Portugal na Eurovisão, com a canção “Desfolhada Portuguesa” da autoria de Ary dos Santos e Nuno Nazareth Fernandes, depois de ter vencido a nível nacional o Grande Prémio TV da Canção Portuguesa em 1969, nome como era então designado o Festival RTP da canção.

No ano em que os americanos chegavam à lua, e em que internamente o país acusava sinais de exaustão e desgaste, nomeadamente com a crise académica de Coimbra, esta canção viria marcar a viragem para uma renovação musical nacional que contestava o estilo do “nacional-cançonetismo” incentivado pelo regime.

Quem faz um filho fá-lo por gostoO magnetismo e a voz da intérprete, os versos arrojados e a belíssima música que, pela primeira vez, integrava uma guitarra na orquestração, depressa ganharam a aclamação do público, que via nesta canção uma promessa de vitória na Eurovisão.

O resultado, afinal, foi diferente. Portugal terminou em penúltimo lugar, com apenas 4 pontos. Possivelmente a Europa queria castigar o Estado Novo, mas acabou injustamente por penalizar a canção que se tornaria um marco do ano de 1969.

Fonte: bnportugal.pt

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Quando no final dos anos 50 e princípios de 60 se tornou evidente uma crise no regime do Estado Novo, logo acompanhada do início da guerra colonial, a historiografia portuguesa dava já sinais de renovação, em contacto com as práticas e teorias que noutras geografias se iam desenvolvendo. O Dicionário de História de Portugal (1963-71) de Joel Serrão, foi então uma expressão dessa mudança que se vinha desenhando desde o pós-guerra

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