Medicina

Infeciologia

 

Infeciologia

Especialidade médica que se dedica ao estudo, diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças que têm origem em agentes microbianos (bactérias, vírus, fungos e parasitas).

Muitas das doenças ainda são de etiologia (origem) desconhecida, algumas das quais se tem vindo a comprovar que são originadas por uma infeção ou, pelo menos, em que os microrganismos contribuem para a sua causa (como é o caso a úlcera péptica causada pelo Helicobacter Pylori, que constitui, neste aspeto, um exemplo paradigmático).

Com a melhoria verificada nas condições sanitárias e com a descoberta das vacinas e dos antimicrobianos, chegou a pensar-se que este tipo de doenças caminhavam naturalmente para a sua extinção. “Profecia” que se revelou não poder ter sido mais enganadora e falsa. As grandes pandemias provocadas pelos vírus da imunodeficiência adquirida (HIV que é responsável pela SIDA) e da hepatite C (que causa cirrose hepática e cancro do fígado), os recentes surtos epidémicos com origem nos vírus Zica e Ébola, a disseminação planetárias de alguns agentes virais (Dengue e Gripe aviária), a reemergência da velha Tuberculose sempre que as condições de saúde pública se degradam como consequência das variadas crises político-económicas, ou a emergência e disseminação da resistência de certas bactérias aos antibióticos, ao ponto de se admitir que, se a situação continuar a evoluir como se tem constado desde o último dobrar de milénio, a meio do presente século, poderão falecer mais pessoas de infeções do que de cancro, são alarmes que devem fazer acordar a consciência, não só da comunidade científica e dos profissionais de saúde, mas igualmente dos responsáveis políticos e dos demais e anónimos cidadãos.

Robert Koch (1843-1910) por Charles Granger (1812-1893)

Robert Koch (1843-1910) por Charles Granger (1812-1893). Médico e microbiologista alemão que descobriu os agentes microbianos responsáveis pela Tuberculose, Carbúnculo e Cólera, Prémio Nobel da Medicina e da Fisiologia em 1905 e geralmente considerado das figuras mais marcantes da História da Medicina Moderna.

Apoios/Parcerias:

Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da SIDA (APECS)By The BookConsulped - Consultórios de Pediatria e da Famíliaideiavirtual - aplicações interativasLASAOrdem dos MédicosSociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos (SOPEAM)
Sociedade Portuguesa de Medicina Interna: SPMISociedade Portuguesa de Medicina do Viajante (SPMV)sYnapsis