Curriculum Vitae

José Manuel Domingues Poças

Curriculum Vitae

Resumo

José Manuel Domingues Poças é médico especialista em Medicina Interna, Doenças Infeciosas e Medicina do Viajante com o grau de Chefe de Serviço da carreira médica hospitalar, desempenhando atualmente as funções de Diretor de Serviço no Hospital de S. Bernardo em Setúbal, onde trabalha há mais de trinta anos. Exerce também medicina privada com consultório na mesma cidade, na Clínica “Consulped”. É casado com Ana Paula Guerreiro Gonçalves Mendes (colega de curso) e tem dois filhos e dois netos, possuindo presentemente 59 anos de idade.

Exerceu inúmeros cargos ao nível institucional e extra-hospitalar, destacando-se ter sido Presidente do Distrito Médico de Setúbal da Ordem dos Médicos em dois triénios consecutivos. Do ponto de vista científico, é de referir que exerceu atividade docente ao nível pré e pós-graduado, colaborou em várias teses de Mestrado e de Doutoramento, fez parte, como candidato e como membro de júri, de muitos concursos ao nível da carreira médica hospitalar, tutelou diversos médicos internos de várias especialidades médicas, participou e organizou muitas dezenas de reuniões médicas ao nível nacional e internacional, integrou diversos projetos de investigação clínica e publicou dezenas de trabalhos científicos em revistas e livros, quer nacionais, quer estrangeiros (destacando-se os artigos de reflexão sobre o exercício profissional e a organização dos cuidados de saúde na revista da Ordem dos Médicos). Obteve três prémios da Sociedade Médica dos Hospitais Distritais da Zona Sul, é sócio de diversas sociedades médicas nacionais e integra, na qualidade de membro do Conselho Científico ou como “referee”, o corpo de especialistas de algumas publicações nacionais e estrangeiras.

Interessa-se pelo genericamente denominado turismo cultural (em especial pela enologia, pela gastronomia e pelo património histórico), conhecendo diversos países em quase todos os continentes (sobretudo os que têm património arquitetónico edificado pelos portugueses), pela História (em particular por Cristóvão Colombo, pela epopeia dos Descobrimentos e pelo fenómeno religioso), por História da Medicina (com destaque para a microbiologia e as doenças transmissíveis), pela literatura (especialmente do género romance histórico) e pela música (sendo melómano e colecionador). Obteve dois prémios de Fotografia, colaborou na edição de diversos livros (com destaque para as “Memórias do Instituto de Malariologia de Águas de Moura” e “Desnudando o sexo dos anjos: Da biografia à história e da história às estórias”) e editou o seu primeiro livro, “Ode ou Requiem: Alegoria sobre a natureza do ato médico, a propósito de algumas histórias clínicas reais” em 2015. Foi designado pelo Clube Rotary de Setúbal, também nesse mesmo ano de 2015, personalidade do ano.

Apoios/Parcerias:

Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da SIDA (APECS)By The BookConsulped - Consultórios de Pediatria e da Famíliaideiavirtual - aplicações interativasLASAOrdem dos MédicosSociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos (SOPEAM)
Sociedade Portuguesa de Medicina Interna: SPMISociedade Portuguesa de Medicina do Viajante (SPMV)sYnapsis