Notícias

Destaques

As manifestações clínicas das micobactérias não tuberculosas – Entrevista à Médico News

As manifestações clínicas das micobactérias não tuberculosas - Entrevista à Médico News

O Dr. José Poças, diretor do Serviço de Infecciologia do Hospital de São Bernardo, foi moderador de uma sessão intitulada Clinical manifestations of nontuberculous mycobacterial infections. Em entrevista à Médico News, o médico destaca a importância das precauções universais, tanto em âmbito hospitalar como fora dele, tendo em vista a prevenção da transmissão de micobactérias.

Atualmente estão descritas mais de 160 espécies de micobactérias não tubercolosas. Em causa estão, segundo o infeciologista, uma grande variedade de agentes que isoladamente não representam uma infeção clinicamente significativa, e por isso, levam a que o diagnóstico da doença fique dependente da exclusão de partes. “O facto de existir uma doença sem causa e uma micobactéria ou outro agente infecioso não é suficiente para afirmar que essa é a causa da lesão”, adianta.

Tendo em conta que estas doenças são mais prevalentes em doentes com patologia estrutural e em imunodeprimidos, o Dr. José Poças alerta para a importância de cada indivíduo ter os cuidados de higiene adequados, “designadamente os profissionais de Saúde”, para evitar a propagação desses organismos.

Fonte: mediconews.pt

Outros artigos em Destaque:

Apoios/Parcerias:

Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da SIDA (APECS)By The BookConsulped - Consultórios de Pediatria e da Famíliaideiavirtual - aplicações interativasLASAOrdem dos MédicosSociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos (SOPEAM)
Sociedade Portuguesa de Medicina Interna: SPMISociedade Portuguesa de Medicina do Viajante (SPMV)sYnapsis